Benefícios do Longan para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A longan, também conhecida como olho de dragão, não é uma fruta muito conhecida no Brasil, o que faz dela uma fruta bastante exótica para a maioria de nós, brasileiros.

A longan tem origem na China e é lá onde se concentra a maior parte de sua produção no mundo. Seu nome popular, “Olho de Dragão”, se dá porque a polpa da fruta – arredondada, translúcida, branca e brilhante – esconde a semente bem em seu centro. O que acontece é que, quando você corta a polpa da longan ao meio, ela muito se assemelha a um globo ocular.

longan benefícios

A produção de longan no Brasil ainda é pequena e encontra em São Paulo sua principal região de cultivo.

A longan possui uma casca amarronzada e fina, mas também muito dura. A polpa é suculenta, adocicada e macia.

Na região da Ásia Oriental, onde a longan é mais popular, seus apreciadores a utilizam no preparo de sopas, sobremesas, lanches e pratos de sabor agridoce.

Os chineses também aproveitam seu alto valor nutritivo na fitoterapia chinesa.

A longan no Brasil

É na cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, onde o cultivo da longan se destaca. A frutinha, que é parente da lichia, foi trazida para o Brasil pelos sócios Paulo e Mauro Curi, que hoje produzem mais de 40 toneladas anuais do Olho de Dragão.

Os sócios trouxeram as primeiras mudas de longan da China há cerca de duas décadas, conseguiram cloná-las, e hoje ambos possuem mais de 1.500 pés da fruta, que são distribuídas através de sua empresa, a Rei da Longan.

Cultivo de Longan (Longan, como plantar?)

O plantio de Longan exige paciência de quem quer ter a árvore em casa ou estiver em busca de lucrar com a fruta (o preço da longan pode passar dos R$50,00 o quilo). Os primeiros frutos só começam a aparecer após cerca de 8 anos. Outro detalhe importante é que o pé de longan precisa de muita água para vingar.

Além da China, outros grandes produtores de longan são a Índia, a Austrália e África do Sul. Nos Estados Unidos também já são encontradas grandes áreas de cultivo do Olho de Dragão.

A fruta aprecia o clima subtropical e solo úmido, mas não tolera frio intenso.

Antes de atingir sua fase adulta, a árvore do longan exige cuidados especiais, por isso a poda de condução – onde se cortam as brotações laterais, ramos secos e malformados – se faz absolutamente necessária.

Longan ou Pitomba do Norte?

A longan e a pitomba do norte são duas frutas muito parecidas, ao menos à primeira vista. É comum as pessoas as confundirem, pois a aparência de ambas guarda semelhanças tanto por dentro, quanto por fora.

Mas quando olhamos para elas mais detalhadamente e, principalmente quando as saboreamos, as diferenças passam a ser enormes. Quer ver só?

Enquanto a longan é nativa da China, muito longe de nossas terras brasileiras, a pitomba do Norte é uma fruta nativa do Brasil, com origem na Mata Atlântica.

A longan tem o nome científico de Dimocarpus longan, já a Pitombeira do Norte é tratada como Talisia esculenta.

É claro, as diferenças vão ainda muito além da origem e do nome. As folhas da árvore da longan possuem bordas lisas, já a pitombeira tem as folhas alongadas nas extremidades.

As cascas de ambas também têm leves diferenças. A coloração da casca da pitomba possui tom mais amarelado e é bastante lisa, já a longan tem cor amarronzada e é mais texturizada.

Mas é por dentro que as maiores diferenças começam a aparecer – apesar das inegáveis semelhanças. Na longan, o caroço se solta com muita facilidade da polpa da fruta, mas na pitomba é diferente. O caroço da pitomba se adere fortemente à polpa.

A longan é também uma fruta mais adocicada, seu sabor lembra o do melão, já a pitomba, no entanto, é ácida, mas igualmente gostosa.

Propriedades da Longan

As folhas do Olho de Dragão possuem antioxidantes, como a queratina, o que previne o envelhecimento precoce das células, além de substâncias antivirais que combatem os sintomas da gripe e resfriados. A longan também possui propriedades calmantes e tonificantes e é rica em vitaminas e minerais.

A fruta inclui o ferro em sua composição, o que ajuda no transporte de proteínas e enzimas pelo organismo. A longan também contém potássio, magnésio, cálcio, fibras e proteínas, e é fonte de vitaminas A e C e do complexo B.

benefícios do longan

Benefícios do longan

  1. Propriedades antioxidantes que removem os radicais livres do corpo, diminuindo as rugas e manchas da pele.
  2. Melhora a saúde da sua pele, deixando-a mais bonita e de cor saudável, pois contém bons níveis de vitamina A – cuja carência deixa a pele árida.
  3. Contêm vitamina C, que aumenta a produção de Colágeno deixando a pele lisa e firme.
  4. Ajuda no crescimento e reparação do tecido muscular.
  5. Alivia os sintomas de resfriados e gripes e até mesmo bronquite e asma, graças à sua propriedade de afinamento do muco e desobstrução dos brônquios.
  6. Fortifica o sistema imunológico e evita infecções e acumulo de bactérias na pele.
  7. Ajuda na prevenção de doenças gastrointestinais.
  8. Possui características anti-inflamatórias naturais e estimulantes ao sistema digestivo. Combate a constipação ou indigestão e traz bom funcionamento ao sistema digestivo, prevenindo problemas gastrointestinais graves, como câncer de cólon, hemorroidas ou úlceras gástricas.
  9. Age sobre o sistema nervoso e reduz a ansiedade e o nervosismo.
  10. Auxilia no combate a insônia.

Receitas com Longan

Suco de Longan

O que você precisa

  • Duas colheres de aveia fina
  • Dez longans sem semente
  • Três cubos de gelo
  • Sumo de dois limões
  • Adoçante em pó se desejar

Como fazer

Bata no mix ou no liquidificador todos os ingredientes com 300ml de água e peneire em seguida.

Geleia de Longan

O que você precisalongan propriedades

  • 1 1/2 colher de sopa de gelatina
  • 2 colheres de sopa de água
  • 1 lata de 565 gramas de Longan

Como fazer

  • Misture a gelatina e a água e mexa. Deixe por 5 a 10 minutos.
  • Escorra os longans. Recolha a água xaroposa, cerca de 250 ml.
  • Organize os longans nos moldes.
  • Em uma panela, use fogo baixo para aquecer a água com xarope. Adicione a gelatina e mexa bem até que tudo se dissolva.
  • Despeje em moldes. Quando o líquido esfriar, coloque os moldes na geladeira para acelerar o processo de gelatina.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades da Jaca

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Mamão

Benefícios e Propriedades do Salak

Benefícios e Propriedades da Tangerina

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades da Carambola