Benefícios do Mamão para a saúde

O mamão tem um sabor doce, refrescante, uma consistência macia e polpa de tom alaranjado, cuja cor atrai os olhos e também o paladar.

No Brasil, é possível encontrar essa fruta ao longo do ano. Embora as sementes tenham o sabor um pouco amargo, também são comestíveis.

Mamão fruta

O mamão é uma das frutas mais predominantes na mesa dos brasileiros. Isso se dá porque combina com outros diversos alimentos, funciona como remédio caseiro e contempla incontáveis benefícios nutricionais.

Faz-se importante acrescentar que, além de essa fruta ajudar a preservar a integridade do sistema nervoso, é altamente rica em vitaminas do complexo B.

mamão benefícios

Propriedades do mamão

Essa fruta contém antioxidante, vitamina C, flavonoides, vitaminas do complexo B e ácido fólico. Ainda nessa perspectiva, o mamão contém minerais como potássio, cobre, magnésio e fibras. Uma vez reunidos, esses nutrientes auxiliam na saúde do sistema cardiovascular e protegem contra o câncer de cólon.

Cabe acrescentar que há no mamão uma enzima digestiva chamada papaína, a qual é usada para o tratamento de alergias, traumas e lesões causadas por esportes.

Benefícios do mamão

Note a seguir como os benefícios do mamão podem impactar na sua saúde:

  1. Ajuda no tratamento de constipação

Beber suco de mamão e/ou comer a fruta madura ajuda a digerir melhor os alimentos. Nesse sentido, a presença de ácido fólico, vitaminas C e E previnem enjoos, visto que produzem um efeito tônico no estômago e no intestino. Isso se dá porque as fibras presentes no mamão potencializam os movimentos intestinais que, por sua vez, melhoram a evacuação.

  1. Melhora o sistema imunológico

As vitaminas C e A, abundantes no mamão, são fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico. Além disso, o mamão previne contra dores de ouvido, gripes e resfriados. É importante destacar que um único mamão cobre mais de 200% da necessidade diária de vitamina C, logo, fortalece o sistema imunológico.

  1. Age como anti-inflamatório

Sabe-se que o mamão contém diversas enzimas que fazem a digestão de proteínas específicas, que incluem a papaína e quimopapaína, que, por sua vez, ajudam a reduzir a inflamação e melhoram a cicatrização de queimaduras.

  1. Ajuda a diminuir o colesterol

Uma vez sabido que o mamão é rico em fibras, vitamina C e antioxidantes, ele impede o acúmulo de colesterol nas artérias. Cabe mencionar que o acúmulo de colesterol pode bloquear as artérias e acarretar doenças cardiovasculares, por exemplo.

  1. Auxilia no tratamento de diabetes

Em que pese o fato de o mamão ser naturalmente doce, o teor de açúcar é baixo. A quantidade de açúcar presente no mamão faz dele uma ótima opção para os diabéticos. Ademais, as vitaminas e fitonutrientes presentes nessa fruta impedem o desenvolvimento de doenças decorrentes do diabetes.

  1. Previne o envelhecimento precoce

Praticar atividades físicas e ter uma alimentação rica em fibras, sobretudo com o mamão incluído, pode ajudar a retardar o processo de envelhecimento. Adicionalmente, o mamão diminui a incidência de rugas e ressecamento da pele.

  1. Auxilia no crescimento capilar

A vitamina A presente no mamão é utilizada na produção do sebo, um composto crucial para manter os cabelos brilhantes e hidratados. Além disso, a aplicação no couro cabeludo de extrato de mamão ajuda a evitar a queda capilar e fortalecer os fios.

propriedades do mamão

Malefícios do mamão

O mamão pode trazer muitos benefícios à saúde, no entanto, pode também pode acarretar alguns problemas. Observe a seguir:

  1. Pode causar aborto

Uma vez consumida cru, o mamão pode ser utilizado como uma forma natural de interromper uma gravidez indesejada. Isso se dá devido ao fato de que essa fruta provoca contrações uterinas em virtude da presença do látex. Diante disso, pode ocasionar, também um parto prematuro, anomalias no feto e, até mesmo, a morte fetal.

  1. Pode ocorrer o aparecimento de pedras nos rins

Embora o mamão funcione como um importante antioxidante e a vitamina C presente nele proteja contra o câncer e hipertensão, estudos feitos até então demonstram que a o consumo exagerado pode ser tóxico e desencadear a formação de cálculos renais.

  1. Pode irritar as paredes estomacais

A presença abundante de fibras somado com o látex do mamão pode ocasionar dor de barriga. Caso seja consumido em excesso, o indivíduo pode padecer de náuseas, cólicas abdominais e dores de estômago.

  1. Pode causar desidratação

Como acontece com todas as frutas fibrosas, o mamão não deve ser consumido em excesso, sobretudo por pessoas que têm o intestino mais sensível. A fibra presente no alimento se liga com as fezes e acentua a condição, que pode acarretar desidratação.

  1. Pode desenvolver erupções cutâneas

A presença de uma enzima chamada papaína faz com que o mamão seja procurado como um poderoso ingrediente a ser incorporado em cremes antienvelhecimento. Contudo, nem todos os tipos de pele reagem positivamente à aplicação. Algumas pessoas sentem queimação, ao passo que outras desenvolvem erupções.

benefícios do mamão

Mamão engorda?

O mamão é conhecido por apresentar poucas calorias e ser livre de colesterol. Nessa perspectiva, o mamão é a fruta mais indicada para ser incorporada em uma dieta.

Essa fruta é completa devido à presença de ferro, cálcio, riboflavina e algumas enzimas. Além disso, é repleta de nutrientes e ajuda a manter o perfeito funcionamento do trato intestinal.

A vantagem dele para a perda de peso é justamente porque trabalha os problemas digestivos, como constipação, por exemplo. O fato de evacuar periodicamente mantém o corpo em forma, visto que, uma vez que as funções estejam em pleno funcionamento, fica menos árduo perder peso.

Considerando que essa fruta queima gordura na eliminação de resíduos, ela protege a pele e a deixa mais aveludada.

É fundamental destacar que nenhum alimento isolado engorda e/ou emagrece. Para obter um equilíbrio, um médico deverá orientar a dieta, assim como um profissional de educação física deverá indicar os exercícios a serem feitos.

Receitas com mamão

O fato de ser facilmente encontrado em feiras e supermercados ajuda o mamão a ser uma fruta imensamente versátil e fácil de ser encontrada nas mais diversas receitas.

Vitamina de mamão

A seguir, mostraremos como pode ser simples fazer uma vitamina de mamão. Para tal, você precisará de:

– 2 copos de leite

– ½ xícara (chá) de mel

– Mamão a gosto

– Açúcar a gosto

Corte o mamão ao meio e o descasque. Corte em pedaços e coloque no liquidificador juntamente com todos os ingredientes.

Bata por vinte segundos e adoce como preferir.

Como fazer doce de mamão

Para preparar um doce de mamão você precisará dos seguintes ingredientes:

– 1 pacote de coco ralado

– 3 xícaras (chá) de açúcar

– 2 mamões verdes (ralados)

– 3 canelas em pau

– 5 cravinhos da Índia

Em uma panela adicione o açúcar e o mamão. Mexa até ficar homogêneo.

Logo após, acrescente o cravo, a canela e o coco. Cozinhe por quarenta minutos e desligue o fogo.

Sirva quente ou gelado.

Tipos de mamão

As espécies mais cultivadas/abundantes no Brasil são:

  1. Papaia: mais doce e facilmente encontrada
  2. Formosa: maior que a papaia, comprido e alongado.
  3. Tailândia: produz uma enzima utilizada na industrialização de queijos e remédios, por exemplo.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades da Melancia

Benefícios e Propriedades do Melão

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades do Coco

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades da Goiaba

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades do Tomate

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades do Tamarindo