Benefícios do Mirtilo para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O mirtilo é um arbusto pequeno, nativo da Ásia e da Europa, onde é abundante nas cidades e também nos campos. É uma planta que resiste ao inverno forte, com gelo e neve, e na primavera se enche de frutos da cor azul escuro. O mirtilo, também conhecido como a uva-do-monte, é extremamente nutritivo, medicinal e muito saboroso.

Existem muitas espécies de Vaccinium que são conhecidas como mirtilo, são elas: Vaccinium ashei, uma espécie bem conhecida e que tem a cor vermelha; temos também a Vaccinium myrtillus, de origem europeia, resistente a invernos rigorosos, e a Vaccinium corymbosum, conhecida pelo nome de Olho de Coelho.

mirtilo

Propriedades do Mirtilo

O mirtilo têm baixa caloria, em média 59 por cada 100 gramas da fruta fresca. Contém carboidratos, açúcares e fibras alimentares. É uma excelente fonte de vitaminas K, A, B, C e E. Seus minerais são o ferro, o zinco, o fósforo, o cálcio, o potássio, o selênio e o manganês.

A maioria das frutas azuis são ricas em antioxidantes, compostos fenólicos e flavonoides, e o mirtilo é um exemplo de fruta que contém as principais vitaminas e minerais.

Por conta de ser uma das frutas com maior concentração de antioxidantes, e também por ser uma fruta que não é muito difícil de ser encontrada, ele é pode ser consumidas em doses fisiológicas.

Com um grande potencial, o mirtilo vem sendo associado à prevenção de patologias, tais como o diabetes tipo II, a hipertensão, doenças cardiovasculares e vários tipos de cancro. Auxilia também na redução do declínio cognitivo, que está associado ao envelhecimento e, assim, diminui os danos cerebrais em pessoas vítimas de AVC .

Benefícios do Mirtilo

1.Ajuda o cérebro

O Mirtilo é um alimento maravilhoso para a saúde do cérebro, pois o fruto possui selênio, Vitaminas do Complexo B, antocianina e minerais, tais como o magnésio, o cobre e o zinco, que são nutrientes muito importantes para deixar o cérebro saudável ao longo dos anos. Eles auxiliam na manutenção do sistema nervoso central e assim previnem os danos cerebrais e as células nervosas.

2.Benéfica para os olhos

O mirtilo é rico em resveratrol, rutina e quercetina. Estes três compostos auxiliam na prevenção da degeneração macular e em outros problemas relacionados à saúde dos olhos. As antocianinas e os carotenóides que fazem parte das propriedades do mirtilo melhoram a cegueira noturna. Para isso, o fruto é rico em antioxidantes que protegem os olhos dos danos causados pelos radicais livres.

mirtilo propriedades

3.Atua contra o Câncer

Para inibir o possível crescimento de células cancerosas, usamos alguns antioxidantes presentes na fruta, são eles: o resveratrol, o pro-antocianidinas, os flavonóis e o tanino, que previnem o  crescimento das células cancerosas. O pterostilbeno se mostrou muito capaz de evitar o câncer de cólon e de fígado. Estes antioxidantes inibem o processo de oxidação das células causadas pelos radicais livres.

4.Bom para o coração

Para o coração, são usadas as antocianinas, que também são antioxidantes e   conseguem reduzir o nível de colesterol LDL e de triglicérides. Eles impedem a formação de placas nas artérias e, portanto, previnem a  redução do fluxo de sangue ao longo do corpo.

5.Ajuda na digestão

Com alto teor de vitamina C, o mirtilo ajuda na estimulação de várias enzimas digestivas que desmancham as pequenas partículas de alimento, assim, ajuda a limpar o trato digestivo.

6.Protege o trato urinário

Consumindo o mirtilo, você irá restringir o possível surgimento de bactérias do tipo b-coli no revestimento das vias urinárias. Portanto, não haverá sensação de inflamação ou queimação no trato urinário.

7.Auxilia na perda de peso

Alguns estudos descobriram que as propriedades contidas no fruto ajudam na queima de gordura localizada na barriga. Tudo isso graças à Vitamina C presente no mirtilo, que também auxilia na redução do excesso de gordura presente nas artérias e também no corpo. Ele ajuda a reduzir os triglicéridos e o colesterol do organismo em razão do alto teor de antioxidantes.

8.Bom para a pele

A vitamina C e a antocianina são dois antioxidantes importantes e estão presentes no mirtilo. Eles auxiliam o organismo a proteger a pele contra os raios mais violentos do sol, evitando a oxidação das células. Assim, não surgem manchas e nem rugas. Além disso, o mirtilo tem propriedades anti-inflamatórias, que ajudam a reduzir os cravos, a acne e os furúnculos.

Diferentes usos do Mirtilo no dia a dia

Mirtilo na culinária

  1. Sorvete de Mirtilo
  2. Geléia de Mirtilo
  3. Suco de Mirtilo
  4. Chá de Mirtilo
  5. Iogurte de Mirtilo

Pode consumir o mirtilo no café da manhã, junto com outras frutas, com leite, iogurte e também em forma de suco, vitamina, bolo e até geleias.

As frutas novas podem ser congeladas ou batidas até formarem uma polpa para ser consumida mais tarde. Outra alternativa é secar a fruta, pois ela não perde suas propriedades e nem seu sabor.

mirtilo benefícios

Mirtilo na Medicina

A fruta é usada na medicina e na alimentação humana desde o século XVI, justamente por suas propriedades antibacterianas e antioxidantes. Os mirtilos atuam, principalmente, na tonificação dos vasos sanguíneos, referindo-se à recuperação da vascularização dos pés em diabéticos, da visão, varizes e hemorróidas. São por essas propriedades que a fruta é conhecida por ser um alimento curativo.

O mirtilo é importante, pois atua como antibacteriano, antidiarreico, anti-infeccioso, febrífugo, vasodilatador, ajuda na falta de visão noturna, regula a pressão arterial, controla a diabetes, é anticancerígeno, auxilia na redução dos sintomas relacionados a problemas renais, previne problemas coronarianos e evita varizes e hemorroidas.

Cultivo de mirtilo

A planta é uma espécie arbustiva, que tem delicadas flores na cor branca ou cor-de-rosa no inverno, e chega a atingir de 1,5 a 3 metros de altura.

O local para plantar deve ser um lugar com luz solar direta e protegida contra fortes ventos. Tente evitar as áreas baixas que possam ter uma má drenagem.

O mirtilo gosta de um solo arenoso, muito bem drenado e rico em matéria orgânica. Antes de colocar a muda no lugar escolhido, verifique se não existe nenhuma erva daninha no local. O que deve ser evitado são os solos argilosos.

Para a manutenção é necessário fazer barreira protetora para evitar a competição de outras plantas, tudo isso pelo fato de o mirtilo ser uma planta de baixo porte com raízes pouco compridas. É indicado fazer a poda, pois ela estimula a floração e aumenta a produção de bagas. A rega tem que ser com o sistema de gota em gota, pois as raízes são frágeis e superficiais. A fertilização tem de ser feita no final do inverno, lembrando que uma fertilização excessiva pode danificar o mirtilo e comprometer a colheita.

A melhor forma de propagar o mirtilo é usando o método por estaca, feito a partir de variedades selecionadas e de plantas saudáveis. A planta deve ser plantada como está, sem folhas, em dormência, no outono e no início do inverno.

Existem algumas pragas e doenças que normalmente atacam o mirtilo, tais como a  ferrugem, a podridão agarica, a podridão da raiz, a Botrytis, e outras enfermidades ocasionadas por fungos. Uma praga muito recorrente é a mosca-da-fruta, mas roedores e aves também podem prejudicar a planta.

O solo deve estar com o ph ácido, pois assim o mirtilo irá crescer de uma forma razoável e saudável. O ph deve estar entre 4 e 5.

É possível cultivar Mirtilos no Brasil?

Se você for cultivar o mirtilo em algum estado no sul do Brasil, você terá sucesso, pois lá as temperaturas são muito baixas, comparadas com os outros estados, ainda mais se for os mirtilos da espécie Vaccinium aschei.

“Mirtilo Vermelho” ou Cranberry

Cranberry em português é oxicoco, mas poucas pessoas conhecem a cranberry pelo nome brasileiro. A fruta é um pouco incomum por aqui, mas o suco da fruta é bastante popular, em especial entre as pessoas que estão atrás de uma alimentação saudável. A fruta retarda o envelhecimento precoce e é rica em antioxidantes, evitando doenças cardiovasculares e infecções urinárias. Ajuda a controlar o índice de gordura no sangue e  é fonte de vitamina A, vitamina C e vitamina D .

Como comer mirtilo

O mirtilo pode ser consumido na forma que vem do mercado ou direto do pé. Tem como acrescentar a diversos alimentos. Pode ser usado também em molhos, sucos, recheios e doces. Podem ser desidratados, pois assim eles irão durar muito mais tempo. Dentro do mirtilo existe uma semente, que é bem pequena, semelhante à semente da uva, então não precisa remover, é só saborear.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Framboesa

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Groselha

Benefícios e Propriedades do Damasco

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Cereja

Benefícios e Propriedades da Amora