Benefícios do Palmito para a saúde

O palmito é extraído do interior do caule de três espécies de palmeiras: a juçara, pupunha e açaí. Popularmente conhecido como o “miolo” da palmeira, o palmito é legume, já que de acordo com a botânica das plantas, legume são os frutos, caules, tubérculos e raízes, e verduras são as folhas e flores.

Os benefícios do palmito vêm da presença de diversos minerais e vitaminas. Rico em potássio, seu consumo ajuda a controlar a pressão arterial e os batimentos cardíacos. Possui ainda cálcio, ferro, fósforo, magnésio, vitamina A, vitamina B e vitamina C, que ajudam a manter ao bom funcionamento do organismo. É um alimento saudável, natural e de poucas calorias. Uma porção de 100 gramas conta com apenas 30 calorias, e pode ser consumido sem gerar prejuízos na dieta para perda de peso.

palmito benefícios

Os palmitos podem ser consumidos frios acompanhando saladas ou cozidos em diversas receitas e recheios de salgados, como pastéis e empadão de palmito. Como os palmitos são normalmente comercializados em conserva de salmoura industrializada, eles contêm uma porção significativa de sódio e deve ser consumido com cautela por pessoas que tentem a reter líquido. Se for o caso, combine-o com outros alimentos que equilibrem essa retenção, evitando prejuízos ao organismo.

Palmito tipos

Como dito antes, o palmito pode ser extraído do caule de três espécies de palmeiras: juçara, pupunha e açaí. O palmito juçara é nativo da Mata Atlântica e a planta palmito demora de 8 a 12 anos para produzir um palmito de qualidade.

A espécie juçara nasce em um único tronco, enquanto outras formam touceiras. A extração do palmito juçara implica na morte da palmeira, pois seu meristema apical é eliminado. Na espécie pupunha e açaí isso não ocorre, pois a árvore do palmito possui brotos que saem do tronco principal. Por isso, a espécie Euterpe edulis (palmito juçara), encontra-se em risco de extinção.

O cultivo do palmito pupunha é uma alternativa para diminuir a ameaça de extinção do juçara, já que pode ser extraído após 18 meses do plantio e não sacrifica a palmeira. A preservação da palmeira juçara é importante para a manutenção da biodiversidade da Mata Atlântica, uma vez que sua semente e fruto servem de alimento para diversos animais ali existentes.

Como escolher o palmito

Nos supermercados e feiras, nos deparamos com uma variedade de palmitos à disposição. Preços de palmitos diversos, embalagens, alguns mais grossos ou finos dependendo do cultivo, solo e clima, e os três tipos: juçara, açaí e pupunha.

O mais procurado e usado é o palmito juçara, por ser mais vistoso e carnudo, porém o pupunha é mais fácil de se encontrar fresco. Independente da espécie, todos possuem as mesmas características, o mesmo formato e os mesmos nutrientes.

Qualquer que seja o tipo e marca do palmito de sua preferência, procure optar pelos que vêm em potes de vidro, pois assim você pode verificar os pedaços e a coloração da água.

propriedades do palmito

Verifique o tamanho dos pedaços, se eles são regulares e as camadas estão uniformes e de mesma textura. Palmito muito fino significa que não se esperou o tempo correto para extração e, provavelmente, foi extraído ilegalmente ou de maneira aleatória. Procure na embalagem o registro no Ministério da Saúde e IBAMA, isso significa que tem sua origem de uma plantação planejada e não é exploratório.

Não compre se a tampa estiver amassada ou estufada, nem se a água estiver colorida, branca ou turva, pois isso pode ser sinal de contaminação. Pedaço de palmito que flutuam significa falta de oxigenação e que ele está duro.

Benefícios do Palmito

palmito, além de ser um alimento saboroso e pouco calórico, possui diversos nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Rico em minerais como cálcio, ferro, fósforo, potássio e magnésio, e vitamina A, vitamina B e vitamina C, as propriedades do palmito vão desde melhorar o bom funcionamento do intestino e ser um bom auxiliar no emagrecimento, fortalecedo o sistema imunológico, até melhorar a pressão arterial e os batimentos cardíacos.

Fortalece o sistema imunológico

O palmito ajuda a manter saudável o nosso sistema imunológico, responsável pelas defesas do nosso organismo contra gripes, resfriados e até infecções mais graves, fornecendo vitamina C ao nosso corpo.

– Auxilia contra doenças cardíacas

O palmito é fonte de potássio e fornece a quantidade diária desse mineral. O potássio é importante para a saúde do coração, pois é capaz de ajustar a frequência de batimentos cardíacos e regular a pressão arterial.

– Age em prol dos músculos

O palmito é fonte de Zinco, mineral fundamental para os músculos, já que ajuda na síntese de proteínas. Além do zinco, o palmito oferece 1,8 gramas de proteínas, fundamental para o anabolismo.

palmito propriedades

– Auxilia na cicatrização

O palmito contém de zinco, mineral que ajuda a acelerar o processo de cicatrização tanto de feridas mais superficiais quanto profundas.

– Melhora o funcionamento do Sistema Digestivo

As fibras presentes no palmito ajudam a melhorar o transito intestinal, alivia os desconfortos causados por inchaço, previne a constipação e até mesmo as hemorroidas. As fibras também ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue, reduzir o colesterol “ruim”, já que controlam a absorção de nutrientes.

– Ajuda no emagrecimento

Além de ser um alimento pouco calórico e assim não ser prejudicial quando consumido em dietas com restrição calórica, o palmito possui fibras que aumentam o tempo de saciedade, fazendo com que o indivíduo demore mais para sentir fome e consequentemente consuma menos alimentos. As fibras ainda reduzem a absorção de gordura pelo intestino e reduzem a sensação de inchaço.

Benefícios para a fertilidade

O palmito é fonte de ácido fólico importante para o desenvolvimento fetal

– Tônico para o organismo

A riboflavina presente no palmito favorece a composição sanguínea, uma vez que atua produção de células vermelhas e fortalece o organismo como um todo, contribuindo com o bem-estar e melhorando o desempenho. Melhora também a metabolização de gorduras, proteínas e carboidratos.

As vitaminas do complexo B melhoram o humor e combatem os efeitos da depressão.

A Vitamina C fortalece as defesas do organismo e também contribui para a melhor absorção de ferro.

Receitas com Palmito

Leve e saboroso, o palmito é uma ótima opção para incrementar recheios e fazer saladas. É uma opção de poucas calorias e muitos nutrientes benéficos para a saúde geral do corpo. Existem diversas receitas com palmito que podem ser servidas em várias ocasiões, desde as clássicas receitas de torta de palmito até as mais incrementadas como o risoto de palmito, que agradam os mais diferentes paladares.

Um prato prático, que agrada e que rende bastante é a receita de empadão de palmito, que pode ser feita na hora ou congelada.

palmito

Empadão de palmito

Massa

  • 500g de farinha de trigo
  • 1 colher (chá) de sal
  • 150g de banha de porco
  • 125g de manteiga sem sal gelada e picada
  • 1/4 de xícara (chá) de água gelada
  • 3 gemas
  • 1 gema para pincelar

Creme de Palmito

  • 2 dentes de alho socados
  • 1/3 de xícara (chá) de azeite
  • 1 cebola picadinha
  • 2 tomates sem pele e sementes picados
  • 1 vidro de palmito picado (300g)
  • 1 lata de ervilha escorrida
  • 1/2 xícara (chá) de azeitona verde picada
  • 1 cubo de caldo de galinha
  • 3 colheres (sopa) de salsa picada
  • Sal, pimenta-do-reino e molho de pimenta a gosto
  • 1 xícara (chá) de água filtrada
  • 2/3 de xícara (chá) de farinha de trigo

Modo de preparo

Massa: em uma tigela, coloque a farinha, o sal, a banha e a manteiga e misture com as mãos, esfarelando até obter uma farofa úmida. Adicione a água e as gemas e amasse obter uma massa lisa e homogênea. Embrulhe em plástico-filme e leve à geladeira por 40 minutos.

Creme de palmito: em uma panela, doure o alho no azeite, acrescente a cebola e o tomate e refogue. Em seguida, acrescente os demais ingredientes, exceto a farinha, e deixe levantar fervura. Abaixe o fogo e adicione a farinha de trigo, mexendo sempre até obter um creme homogêneo. Desligue e reserve.

Forre o fundo e os lados de uma forma com 2/3 da massa e faça pequenos furos com um garfo. Espalhe o creme de palmito sobre a massa e cubra com o restante da massa. Pincele com gema e leve ao forno médio, preaquecido, até dourar. Retire e sirva.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Mandioca

Benefícios e Propriedades da Batata Baroa

Benefícios e Propriedades da Alcachofra