Benefícios do Pepino para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O pepino é o fruto do pepineiro (Cucumis sativus), da família Cucurbitaceae, planta rasteira e trepadeira originária das regiões montanhosas da Índia e que se adaptou muito bem ao Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste, onde ocorrem as maiores plantações justamente pelo clima temperado.

Consumido geralmente cru em forma de salada, o pepino é refrescante e tem uma textura crocante. Cerca de  95 % do pepino é composto por água, é um alimento pouco calórico, bastante nutritivo e rico em fibras. É consumido também cozido, em refogados, em sopas quentes ou frias, salgados ou em conserva. Além disso, o pepino, por auxiliar no processo digestivo, tem sido muito utilizado nos chamados “sucos detox”, consumido para eliminar as impurezas do organismo.

pepino

Por possuir propriedades antioxidantes e hidratantes para a pele, o pepino é componente de diversos produtos cosméticos. O pepino cru também é comumente usado em tratamentos estéticos e aplicado sobre a pele ou sobre as olheiras, por exemplo, para tonificar e refrescar, já que a casca rígida do pepino e a água presente protegem o seu interior e garantem uma temperatura sempre menor do que a do ambiente em que se encontra.

O pepino é um fruto longo com uma casca esverdeada. Existem diversos tipos de pepino que variam seu formato e tamanho, os mais comuns no Brasil são:

  • Pepino Caipira: é o tipo mais comum, facilmente encontrado em feiras e supermercados, é muito usado em saladas. Tem uma casca de coloração verde-claro com estrias brancas.
  • Pepino Japonês: mais alongado e fino, tem casca de coloração verde-escuro brilhante e polpa mais firme. É o tipo mais utilizado para fazer a tradicional salada agridoce japonesa.
  • Pepino Aodai: é uma mistura do pepino caipira e do pepino japonês. Possui coloração e sabor semelhante ao japonês e o tamanho próximo ao caipira. Utilizado para o preparo de saladas e conservas.
  • Mini: é o menor e muito utilizado para conservas e aperitivos.

Pepino benefícios e malefícios

O pepino é um alimento com poucas calorias, cerca de 15 calorias por 100 gramas, constituído de grande parte de água e fibras alimentares, condições que fazem dele um alimento benéfico para quem procura perder peso.

As propriedades do pepino de tonificar o fígado, rins e vesícula e limpar o organismo são devido ao seu alto teor de fluoreto e sílica. Outros minerais importantes para o bom funcionamento do organismo que são encontrados no pepino são o cálcio, magnésio, potássio, fósforo, zinco e vitaminas como a Vitamina A, vitamina B1, B2, Vitamina C e Vitamina K.

pepino benefícios

Outros benefícios do pepino são: hidratar o corpo, melhorar o funcionamento do intestino, melhorar a saúde do coração, prevenir certos tipos de câncer, contribuir para a saúde dos olhos, pele e dos cabelos.

Para se obter desses benefícios, consumir 1 a 3 unidades de pepino por semana são suficientes. Pepino faz mal quando consumido em excesso, assim como qualquer outro alimento. Pode ser prejudicial principalmente se for consumido muito pepino em conserva, já que esse pode conter muito sal.

Benefícios do pepino

1.Benefícios do pepino para a pele

O pepino melhora a saúde da pele, unhas, olhos e cabelo. Por ser rico em antioxidantes naturais como a Vitamina C, Vitamina A e Vitamina K e carotenoides, ele ajuda a retardar o envelhecimento precoce e age também como hidratante, por isso é substância comumente utilizada em cosméticos. Minerais como o silício e potássio também são benéficos para a pele.

Rodelas de pepino são aplicadas sobre a pele e olheiras para reduzir o inchaço, uma vez que contêm ácido ascórbico e ácido cafeico.

2.Ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer

Por ser rico em poderosos antioxidantes como flavonoides e ligninas, em especial lariciresinol, pinoresinol e secoisolariciresino, seu consumo ajuda estabilizar os radicais livres e diminuir o metabolismo de células cancerígenas. Cânceres como o de ovário, próstata e de mama podem ter sua incidência reduzida.

3.Bom para o coração

O pepino, por ser pobre em gorduras e rico em água e fibras, melhora a circulação sanguínea por reduzir o colesterol. O potássio presente também ajuda a melhorar a saúde do coração por controlar os batimentos cardíacos e reduzir a pressão arterial.

4.Benéfico para portadores de Diabetes

O pepino tem um índice glicêmico muito baixo e ajuda na produção de células beta, necessárias para a síntese de insulina no corpo. O consumo do suco de pepino é benéfico para portadores de diabetes.

5.Melhora o funcionamento do intestino

Por ser rico em fibras, o pepino melhora o funcionamento do intestino, combate a prisão de ventre e ajuda na eliminação de toxinas.

6.Hidrata o corpo

Por ter cerca de 95% de água em sua composição, o pepino ajuda a hidratar o corpo e eliminar toxinas.

7.Benéfico para a saúde das articulações

A sílica presente no pepino favorece os tecidos conjuntivos, ajudando assim as articulações e a dor da artrite.

pepino propriedades

8.Auxilia na perda de peso

O pepino possui poucas calorias, tem bastante água e fibras alimentares. Por essas características, o pepino emagrece e pode ser incluído na dieta sem prejuízos, pelo contrário, as fibras e a água ajudam a eliminar toxinas, melhoram o funcionamento do intestino. As fibras ainda controlam a absorção de gordura e dão sensação de saciedade, fazendo com que se consuma menos alimentos e menos calorias.

Para que serve pepino com limão

O suco de pepino com limão tem ação antioxidante que ajuda o organismo eliminar as impurezas do corpo e a queimar gordura localizada. Esse suco auxilia no processo de emagrecimento, já que acelera o metabolismo, elimina medidas, diminui o inchaço e promove a saciedade, fazendo com que se consuma menos alimentos e calorias. Para quem quer saber como fazer suco de pepino, segue a receita:

Suco de pepino com limão

Ingredientes:

  • 1 limão com casca
  • 1 pepino com casca

Modo de Preparo:

Lave o limão e o pepino e corte-os em rodelas sem retirar as cascas. No liquidificador, bata o limão e o pepino junto com um copo de água por 5 minutos. Coe e sirva-se.

Se preferir, acrescente mel ou algumas gotas de adoçante. Para quem quer emagrecer, pode consumir esse suco três vezes ao dia.

benefícios do pepino

Receitas com pepino

O pepino pode ser acrescentado de várias formas no seu cardápio, desde a tradicional salada de pepino ou em receitas e aperitivos criativos como Roll de pepino recheado de creme de abacate, Chips de pepino.

Para usufruir dos benefícios do pepino japonês, tem a tradicional receita japonesa de salada de pepino japonês, também chamada de sunomono, muito encontrada nos restaurantes de comida japonesa.

Salada de pepino japonês – Sunomono

Ingredientes:

  • 3 pepinos tipo japonês fatiados finos
  • 1 xicara (chá) vinagre de arroz
  • 1 xicara (chá) açúcar
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) semente de gergelim

Modo de Preparo:

Introduza o pepino em uma vasilha, adicione o vinagre de arroz e o açúcar. Tampe e leve à geladeira por 12 horas. Depois, escorra e tempere com o sal e o gergelim.

Receita de salada de pepino, hortelã e iogurte

Ingredientes:

  • 2 pepinos japoneses
  • 1 copo de iogurte natural
  • 1 colher de sopa de azeite
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino a gosto
  • 15 folhas de hortelã

Modo de preparo:

Lave o pepino e corte em rodelas finas. Separe as folhas de hortelã e lave, corte em tirinhas finas. Em uma tigela, adicione o iogurte e azeite, tempere com sal e pimenta, acrescente o pepino e as folhas de hortelã.

Como plantar pepino

O pepino é um vegetal altamente cultivado que se adapta melhor em áreas com clima variando de ameno a quente. O pepineiro é uma planta trepadeira, cujos ramos podem atingir de 1 a 3 m de comprimento.

O plantio deve ser feito preferencialmente de forma direta no solo, em covas de 1,5 cm de profundidade, pois as mudas não suportam bem o transplante. Como não germinam bem em temperaturas abaixo de 20°C, em regiões com geadas o pepino pode ser cultivado dentro de estufas.

Os solos mais indicados são aqueles ricos em matéria orgânica, fértil e bem drenado, com pH entre 5,5 a 6,5. Escolha um local que receba luz solar direta pelo menos algumas horas por dia e regue com frequência para que suas raízes nunca fiquem secas, porém não encharque demais o solo.

A colheita dos pepinos se inicia entre 30 a 70 dias depois do plantio, dependendo das condições do cultivo. Pepinos destinados a conservas são colhidos mais cedo quando alcançam de 3 cm a 9 cm de comprimento.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Chuchu

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades do Limão

Benefícios e Propriedades da Alface

Benefícios e Propriedades da Batata-baroa

Benefícios e Propriedades da Beringela

Benefícios e Propriedades da Pimenta

Benefícios e Propriedades do Palmito