Benefícios do Pimentão para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Pimentão, cujo nome científico é Capsicum annuum, é um tipo de pimenta doce, assim chamado porque não possui capsaicina e outros capsaicinoides nos frutos. Além disso, não são picantes, já que são essas substâncias que dão a sensação de ardência nas pimentas.

Originário das Américas, o pimentão é muito utilizado na culinária de todo o mundo e dá um sabor especial a saladas e receitas, além de trazer benefícios à saúde. Ele é rico em vitamina A, C e do complexo B, além de flavonoides, ferro, ácido fólico, fósforo, magnésio, potássio, manganês e fibras.

Dentre as propriedades do pimentão estão seu poder antioxidante, anti-inflamatório, hipoglicêmico e de melhora da imunidade e do funcionamento do intestino. Essas propriedades são melhores preservadas quando este é consumido cru.

propriedades do pimentão

Os pimentões mais conhecidos e facilmente encontrados em supermercados e feiras são o verde, o amarelo e o vermelho, que se diferem pelo seu grau de amadurecimento, que vai de verde, amarelo, passando por uma coloração alaranjada até se transformar em vermelho, quando está maduro. O pimentão verde, como ainda não está maduro, tem seu sabor um pouco mais amargo, menos vitamina A e C quando comparado com o pimentão vermelho.  Existe ainda outras variedades mais exóticas de pimentões, como o pimentão branco, pimentão roxo, azulado e preto.

Benefícios do Pimentão

O pimentão é rico em Vitamina C e Vitamina A, flavonoides e taninos que funcionam como um anti-inflamatório, analgésico, antioxidante e melhoram o sistema imunológico. Quando colhido maduro, ou seja, vermelho, o pimentão possui concentrações mais elevadas destes nutrientes benéficos.

-Ação Anti-inflamatória: os componentes alcaloides do Pimentão se mostraram capazes de aliviar a dor da inflamação da doença de Crohn, que é uma inflamação do intestino. Tem sua ação também quando relacionada a dores cutâneas, onde cremes e bálsamos contendo pimentão são aplicados topicamente aliviando as dores. Estudos sugerem que o pimentão teria efeito também no alívio da dor associada à artrite.

-Auxilia na prevenção e combate ao câncer: um tanino presente no Pimentão tem se mostrado eficaz na inibição do crescimento e destruição de células cancerosas. Esses efeitos antitumorais foram presenciados em casos de câncer pulmonar, hepático e câncer gástrico. Outra propriedade do pimentão que é benéfica para a prevenção de alguns tipos de câncer é seu poder antioxidante que combate os radicais livres que podem desencadear mutações e câncer.

-Benéfico para o Sistema Cardiovascular: o pimentão possui substancias vasodilatadoras que melhoram a pressão arterial, diminuem a frequência cardíaca e melhoram a oxigenação dos tecidos. Os flavonoides ainda diminuem o risco da doença coronariana.

-Ação antioxidante: A vitamina A, vitamina C e outroscompostos bioativos do pimentão possuem ação antioxidante que protege o corpo da ação maléfica dos radicais livres, auxiliando na prevenção do câncer e doenças crônicas e ainda combatendo o envelhecimento precoce.

pimentão propriedades

-Controla os níveis de glicose: o pimentão tem propriedades hipoglicemiantes, que controlam o nível de glicose no sangue e estimulam a produção de insulina. Seu consumo é benéfico, especialmente para pessoas portadoras de diabetes, assim como na prevenção da Diabetes tipo II.

-Melhora o Sistema Imunológico: o pimentão contém Vitamina C, importante para fortalecer o sistema imunológico e assim deixar o organismo melhor preparado no combate às infecções e na reparação de tecidos.

-Ação analgésica: Estudos mostraram que o pimentão é eficaz para diminuir dores quando aplicado topicamente. Ele amortece as terminações nervosas cutâneas e reduz a dor. Pode ser usado topicamente para o tratamento de sintomas de fibromialgia e na neuropatia diabética.

Plantio do pimentão

Para saber como plantar pimentão, primeiro deve-se optar por comprar sementes de pimentão e semeá-las diretamente no local definitivo ou comprar mudas de pimentão, porém, estas são relativamente frágeis. O pé de pimentão pode ser cultivado em vasos, mas para que a planta se desenvolva bem, escolha um com profundidade e diâmetro de pelo menos 35 cm.

Quando plantado na horta, o espaçamento recomendado entre um pé e outro é de 40 a 60 cm. O solo ideal para o plantio é profundo, bem drenado, fértil e rico em matéria orgânica com pH entre 5,5 e 7,5.

O pimentão cresce melhor em climas quentes, com temperaturas entre 18°C e 30°C durante o dia. Se for plantado em locais muito frios, o ideal é que seja cultivado em estufas. Necessita de alta luminosidade e sol direto. Quanto à irrigação, é necessário irrigar para manter o solo sempre úmido, porém sem encharcá-lo.

Receitas com pimentão

Não importa a cor, todos têm seus benefícios e sabores que podem ser usados em várias receitas com pimentão, que são fáceis, simples e deliciosas. Alguns exemplos são o pimentão recheado com carne moída, pimentão recheado de arroz e as variações de pimentões recheados vegetarianos ou veganos, patê de pimentão, antepasto, saladas, as opções são muitas, é só escolher a que mais lhe agrada e desfrutar dos seus benefícios.

benefícios do pimentão

Patê de pimentão

Ingredientes

  • 4 pimentões vermelhos
  • 1 dente de alho
  • sal a gosto
  • pimenta-do-reino em pó a gosto
  • ricota ou iogurte grego

Modo de preparo

Lave o pimentão, retire suas sementes e corte-o em pedaços. Leve-o ao fogo com uma pouco de azeite, acrescente o alho picado e uma pitada de sal. Refogue em fogo baixo mexendo sempre.

Quando os pimentões estiverem murchos, retire-os do fogo. Bata-os em um mixer e junte o iogurte grego ou a ricota na quantidade que dê a consistência do patê. Coloque pimenta-do-reino a gosto, leve à geladeira e sirva frio.

Pimentão recheado com carne moída

Ingredientes

  • 2 pimentões médios ou grandes
  • 300 g de carne moída
  • 1/2 cebola picada
  • 2 dentes de alho picado
  • Sal a gosto
  • 1 pedaço pequeno de bacon (opcional)
  • 1 cenoura pequena (opcional)
  • 2 fatias de presunto
  • 2 fatias de queijo
  • 3 colheres (sopa) de requeijão

Modo de preparo

Lave os pimentões e faça um buraco no pé de cada pimentão. Tire todas as sementes de dentro para limpar tudo e reserve.

Para o recheio, refogue a cebola e o alho picados, acrescente o bacon cortado em cubos e deixe dourar. Coloque a carne moída e mexa bem. Misture a cenoura, um copo de água e deixe cozinhar até secar a água.

Corte as fatias do presunto e queijo em pedaços pequenos, acrescente à carne e desligue o fogo. Coloque o requeijão e mexa bem. O recheio está pronto. Agora pegue os pimentões e coloque o recheio dentro, preenchendo por completo.

Enrole os pimentões, um a um, em um pedaço de papel alumínio, coloque-os em uma forma de alumínio ou refratária e leve ao forno pré-aquecido a 220º por 20 minutos.

Antepasto de Pimentão

Ingredientes

  • 2 pimentões vermelho grandes
  • 1 pimentão grande amarelo
  • 1 pimentão grande verde
  • 1 cebola
  • 6 dentes grandes de alho
  • 1/2 xícara (de chá) de azeite extra virgem
  • 1/4 de xícara (de chá) de vinagre branco
  • Sal a gosto
  • 2 folhas de louro

Modo de Preparo

Lave o pimentão, tire suas sementes e corte-o em pedaços. Corte a cebola e o alho.

Unte uma assadeira com um pouco de óleo e coloque os pimentões, as cebolas fatiadas e mexa. Em uma frigideira, frite o alho com um pouco do azeite. Quando estiver dourado, despeje na assadeira dos pimentões, acrescente as folhas de louro, o vinagre, o sal e a metade do azeite restante.

Misture muito bem, cubra com o papel alumínio e leve ao forno médio por 30 minutos. Retire o papel alumínio e misture um pouco mais, deixe mais uns 10 minutos no forno. Assim que secar, retire do forno e coloque em um vidro que tenha tampa. Cubra com o restante do azeite e deixe esfriar. Depois de frio, tampe e guarde na geladeira.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades da Cenoura

Benefícios e Propriedades do Orégano

Benefícios e Propriedades da Noz-moscada

Benefícios e Propriedades da Pimenta

Benefícios e Propriedades do Tomate

Benefícios e Propriedades do Pepino

Benefícios e Propriedades da Cebola