Benefícios do Quiuí para a sáude – Conheça algumas propriedades

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O quiuí é uma fruta verde e doce, de origem chinesa e com casca com uma espécie de “pelos”, que são responsáveis pela contra pragas e insetos no geral. Para quem não sabe, ele é muito benéfico para a saúde, tendo em sua composição bastante vitamina C, inclusive bem mais do que em uma laranja. Também é rico em fibras, que ajudam na absorção de nutrientes e auxilia na perda de peso, já que elas são digestivas.

quiui

Essa fruta tem sido mais consumida no Brasil nos últimos anos, pois a divulgação dos seus benefícios hoje são mais vastas. De forma geral, as pessoas vêm apreciando esse fruto oriental de sabor peculiar, dotado de uma beleza que chama a atenção. Neste artigo, iremos trazer as informações relevantes sobre essa fruta saborosa e nutritiva, como cultivá-la em casa e formas de consumi-la.

Plantando em casa

Ter uma horta em casa com legumes e verduras é o ideal para manter uma alimentação saudável, com produtos fresquinhos sempre à mão. Essa ideia se aplica também às frutas. É muito fácil criar esse hábito e separamos algumas dicas referentes ao kiwi, como plantá-lo e mantê-lo sempre fresquinho. Anote aí!

1 – Tenha espaço para que a árvore cresça: Isso porque ela pode chegar até a dez metros de altura, portanto, tenha espaço ao menos verticalmente para que não precise se preocupar. Para apartamentos, o ideal é que a varanda seja alta ou que haja disponibilidade para a planta crescer fora dela. Mas, o mais recomendado é fazer o plantio em um quintal, que não precisa ser necessariamente grande.

2- Você poderá utilizar as sementes da sua fruta. Escolha as que forem mais saborosas, retire as sementes e lave-as com água. Coloque-as para secar no papel toalha e, depois de secas, coloque na geladeira. Assim que brotarem, leve-as para um vaso ou pote plástico com terra adubada e regue diariamente. Quando as plantas atingirem dez centímetros, mova-as para vasos. Lembre-se de ter cuidado ao movê-las, evitando quebrar suas raízes ou machucar os ramos.

benefícios do quiui

3- Outra boa forma de cultivar o kiwi e ter seus frutos rapidamente é por meio de estaquia. O processo é bem simples: Corte os ramos de kiwi próximos ao caule ou procure algum local que forneça-os, como casas próprias para jardim. Eles irão disponibilizar as estacas prontas. Coloque-as em um pote com terra adubada e espere germinar. Após isso, mova-as para um vaso maior, com cuidado para não quebrar as raízes. O vaso não precisa ser muito grande, um de tamanho médio será o ideal.

4- Coloque os vasos próximos aos muros, pois o kiwi precisa de apoio para crescer. Também evite o sol direto na planta, dando preferência para locais com sombras.

5- Se não tiver muros disponíveis, vale investir em suportes vendidos em casas de jardinagem. Verifique o andamento da sua planta e vá a auxiliando a se agarrar no suporte de forma gradual. Isso será vital para que ela cresça saudável e dê muitos frutos.

6- Regue com certa frequência, observando o crescimento da planta. Não se esqueça de evitar luz solar, pois isso pode matá-la. O kiwi é muito sensível ao calor, apesar de se adaptar bem à variação de temperatura.

7- Outra dica é começar o plantio no inverno ou outono, pois a planta irá se adaptar melhor. Logo no início da germinação, ela estará mais frágil e sensível ao calor, por isso, evite o verão para começar a cultivá-la.

8 – A última dica é: escolha bem o local onde irá plantar seu kiwi, pois ele não poderá ser trocado. Como dissemos, a planta se apoia em um suporte e movê-la pode causar danos e até matá-la. Escolha com cuidado um lugar que não receba luz solar direta.

Vantagens do consumo

Como foi dito antes, os benefícios do kiwi são inúmeros, pois a fruta é muito rica em vitaminas e fibras. Vamos listar alguns dos mais estudados pelos cientistas e nutricionistas:

– Aumento da imunidade: A fruta Kiwi tem muita vitamina C, que é ótima para a imunidade. Quem nunca ouviu falar que a laranja previne a gripe devido à essa vitamina? Pois bem, o mesmo acontece com o fruto chinês, com a vantagem de contar com maiores concentrações dessa vitamina. Além disso, ele tem um efeito anti-oxidante que ajuda também a melhor o sistema imunológico.

– Ajuda na digestão: No kiwi benefícios não faltam e um deles está na alta concentração de fibras. Elas são ótimas para manter a saúde digestiva e melhorar a absorção dos nutrientes. É uma maneira de ajudar o corpo a se livrar das toxinas, ajudando, inclusive, no emagrecimento.

propriedades do quiui

– Prevenção de doenças cardiovasculares: Inúmeros estudos afirmam que as propriedades do Kiwi ajudam muito a coagulação sanguínea, que é causa de infartos. Muitos especialistas recomendam o uso de pelo menos duas frutas no dia para quem tem problemas deste tipo.

– Pode ser consumido por diabéticos: Ele possui baixo índice glicêmico, o que é ótimo para quem tem diabetes. Mas seu gosto é agradável apesar disso, se tornando uma fruta ideal para quem precisa evitar o açúcar.

– Prevenção de doenças como câncer: O kiwi está associado à prevenção de diversas doenças, incluindo o câncer, por ter muita vitamina A, que ajuda o organismo a se recuperar de emoções ruins, como o estresse. Esse estresse é o causador de vários tipos de câncer e a fruta pode auxiliar muito na diminuição dele, pois age diretamente com os radicais livres, anti-oxidando o corpo.

– Protege na saúde dos músculos: Quem treina pesado ou até mesmo quem deseja ter um corpo saudável precisa apostar em alimentos que tragam a saúde muscular, não é mesmo? Uma boa aposta está no kiwi, que tem a ação oxidante, citada neste artigo, que ajuda nessa tarefa.

– Auxilia na perda de peso: Podemos afirmar que o kiwi é uma fruta que tem na sua composição carboidratos simples e inteligentes. Eles são ótimos para o emagrecimento, pois não permitem que a insulina seja liberada de forma exagerada, o que traz atrasos na perda de peso. Para quem está em uma dieta com essa finalidade, a recomendação é ingerir duas frutas por dia, em meio as refeições, substituindo os cafés da tarde e do meio da manhã.

– Protege o DNA

Recentemente, foi feito um estudo realizado por Collins, Horska e Hotten que demonstrou que os antioxidantes presentes no Kiwi ajudam a proteger o DNA e as células de forma geral. Essa proteção também auxilia na prevenção do câncer.

Como ingerir?

Muitas são as formas de preparo da fruta. Logo abaixo, iremos citar as principais:

– Coma como se fosse uma maça: Lave a fruta e morda-a como uma maça, sem dispensar a casca, pois ela é muito nutritiva e contém vitaminas concentradas. Além disso, muitas pessoas consideram o fruto completo muito saboroso.

quiui benefícios

– Corte no meio e coma o miolo de colher: Pra quem não gosta da casca, essa é uma forma de consumir as propriedades da fruta, sem desperdício.

– Faça um suco: Corte a fruta em fatias e bata no liquidificador, adicionando açúcar ou adoçante. É fácil de fazer e fica realmente saboroso.

– Corte em rodelas e adicione uma cobertura: Pode ser chantilly, calda de chocolate, morango, etc. Nesse caso, as calorias aumentam, mas acaba sendo uma sobremesa nutritiva e bonita para servir aos convidados, por exemplo.

– Faça uma geleia de kiwi: essa é uma forma de variar no consumo da fruta, colocando em pães, torradas e bolachas. Veja o passo a passo:

Ingredientes:

* Um pote de conversa

* Três kiwis

* Suco de limão

* Suco de abacaxi

* Suco de maça

Como fazer: bata tudo no liquidificador e leve à geladeira. Fica muito saboroso!

– Adicione kiwi ao seu bolo favorito: Agora é a hora de inovar. Aquele bolo de laranja pode levar um kiwi na mistura, que o deixará muito nutritivo e saboroso. Ele pode, também, estar presente na calda.

 

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