15 de janeiro de 2016
Conheça alimentos que você pode replantar!

Você sabia que muitos alimentos que consumimos, e jogamos fora, podem ser replantados? Que tal ajudar a natureza (e até o seu bolso) e investir numa mini-horta? Confira alguns desses alimentos: CEBOLINHA Separe toda a parte branca e um pedaço da área verde. Coloque dentro de um copo com água e cubra cerca de 2,5 […]

TAGS:

Você sabia que muitos alimentos que consumimos, e jogamos fora, podem ser replantados? Que tal ajudar a natureza (e até o seu bolso) e investir numa mini-horta? Confira alguns desses alimentos:

CEBOLINHA Separe toda a parte branca e um pedaço da área verde. Coloque dentro de um copo com água e cubra cerca de 2,5 cm (a parte branca). Aí é só deixar num local ensolarado e dentro de poucos dias terá cebolinhas. Não esqueça de trocar a água todos os dias!

MANJERICÃO Separe mais ou menos três pares de hastes, corte-as com uns 10 a 15 cm e escolha as mais bonitas. Retire algumas folhas e todas as flores da parte de baixo e coloque num copo de vidro com água até a metade. Deixe num lugar ensolarado e troque a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm, é hora de replantar num vaso médio, grande ou em uma floreira.

HORTELÃ Funciona da mesma forma que o manjericão. A hortelã precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca. Então cuidado com o sol da tarde!

ALECRIM Faça o mesmo processo inicial do Manjericão e da Hortelã. Depois plante os galhinhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Não regue demais e mantenha-o em um local ensolarado. Corte os galhinhos quando precisar.

AIPO (SALSÃO) É fácil! Corte 5 cm do talo e deixe a folha em uma vasilha com água. Umedeça a parte de cima da planta para não ressecar e deixe num local ensolarado. Após 5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e furos para drenar a água e em breve terá talos de salsão para seus pratos e sopas. Caso você queira replantar acelga o passo-a-passo é o mesmo!

ALHO-PORÓ Corte o talo com a parte da raiz (cerca de 5 cm) e coloque em um recipiente não muito fundo (você também pode usar dois palitos para servir como apoio para a planta). Encha o vaso com água até o começo da raiz e vá cuidando para que não evapore.

ERVA CIDREIRA Consiga cinco ou seis talos da Erva Cidreira, deixe na água até criar as raízes e passe para o vaso com a terra já preparada. Ela suporta bem o sol e deve ser regada normalmente.

CEBOLA Com a extremidade da raiz descartada da cebola, faça a mesma técnica da água que a cebolinha. Então, após aparecer as raízes, coloque ao sol em um vaso com terra de qualidade ou diretamente no solo do lado de fora.

Pronto! Agora é só preparar a sua mini-horta e aproveitar.

Fonte: SOS Solteiro com alterações da Redação Sou Agro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *