Benefícios da Amora para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

amora é uma fruta originária da Ásia que tem se adaptado na Europa e no Brasil. Pode possuir colorações vermelha, negra e até mesmo branca.

A fruta amora possui pouca acidez, é bem adocicada e muito saborosa. Também pode ser usada para meios medicinais. Além disso, pode agir como adstringente natural, podendo ser utilizada como repositor hormonal e aliviar a diarreia. E acredite, chá de folha de amora ajuda muito a emagrecer! Podendo também ser um grande regulador do seu intestino.

Cientificamente conhecida como Morus, a amora pode ser tanto uma fruta de quintal, quanto ser achada em grandes matas, mas são principalmente encontradas em regiões temperadas do Hemisfério Norte e América do Sul.

amora

Sua árvore, conhecida como amoreira, é de porte médio, podendo alcançar entre 4 a 13 metros de altura. Seus frutos são pequenos, carnosos e bem doces quando maduros. Muitas vezes, amoras também podem frutificar em arbustos. Possuem folhas ovadas e cartáceas, podendo ter a base ou margens um pouco ásperas e serrilhadas.

Seu cultivo deve ser feito em solo bastante fértil, profundo e drenável. Tem de estar exposto à luz do sol e com suas redondezas limpas. Se adaptam melhor em climas tropicais e subtropicais. Os arbustos de amora podem atingir cerca de 2 metros de altura e, muitas vezes, seus galhos são cobertos por espinhos. Contém suas raízes bem firmes e colaboram muito para o desenvolvimento do solo. Suas flores podem ser brancas ou mais rosadas.

Na amoreira, podem ser aproveitadas até as suas folhas. Funcionam como ótimas aliadas para o seu intestino, combatendo o colesterol alto e sendo usadas para poderosos chás.

As amoras podem ser encontradas em seu tamanho pequeno, medindo cerca de 4cm e com coloração variando entre vermelhas, negras e brancas, a depender da espécie.

Por muitos anos elas foram também utilizadas com propósitos medicinais. Além das principais propriedades da amora, podem conter uma quantidade considerável de antocianinas, encontradas em partes mais exteriores da fruta.

Sabendo que as antocianinas servem de excelentes antioxidantes, elas ajudam a prevenir doenças cardíacas, recuperação das células e derrames.

Agora que você já sabe uma pouco mais sobre essa deliciosa e benéfica fruta, vamos conhecer mais a fundo os benefícios da amora!

Benefícios da Amora

A amora é considerada um alimento funcional, pois, além dos benefícios e de satisfazer necessidades nutricionais no nosso corpo, ela ainda desempenha efeitos fisiológicos que favorecem a nossa saúde!

Em relação às propriedades da amora, ela é rica em vitamina C e excelente aliada no combate a infecções, neutralizando as toxinas das bactérias, além de ajudar a melhorar o sistema imunológico.

Os benefícios da amora para saúde também são diversos. É preciso saber bem sobre eles para que todas as propriedades da fruta se tornem muito úteis para variados processos.

A fruta amora pode ajudar a prevenir inflamações, tendo, também, um bom efeito sobre funções reprodutivas e musculares. Outra propriedade da amora que podemos citar é a presença da vitamina E, que a torna uma ótima antioxidante, além da grande quantidade de fibras e potássio.

amora benefícios

Por muitos anos, elas foram também utilizadas com propósitos medicinais. As amoras podem conter uma quantidade considerável de antocianinas, encontradas em partes mais exteriores da fruta. Sabendo que as antocianinas servem de excelentes antioxidantes, elas ajudam a prevenir doenças cardíacas, colaborando com a recuperação das células e evitando derrames.

As folhas da amoreira podem ser usadas para tratamentos de cura e redução dos altos níveis de açúcar no sangue, sendo assim, muito bem-vindas para os diabéticos.

A amora é poderosa para o tratamento de pele, dos cabelos e ajuda a emagrecer. Quer saber mais? Ela também ajuda no combate dos efeitos da menopausa!

Além de ser uma fruta incrível, deliciosa e rica em vitaminas, o consumo diário dessas maravilhas pode deixar sua pele e cabelos muitos mais bonitos e saudáveis.

A amora possui nutrientes que agem no organismo e melhoram os principais sintomas da menopausa, combatendo as mudanças de humor, ressecamento de pele, dores vaginais e ondas de calor.

A fruta também é fonte de minerais muito benéficos para a circulação sanguínea, sendo eles o potássio e o magnésio. Isso também coopera para prevenções de doenças do coração, acidentes vasculares e enfartes.

Os benefícios da amora na saúde como podem ver, são vários! É importante também que se tenha conhecimento sobre a importância das frutas, folhas e cápsulas.

A amora também proporciona uma melhora na visão, além de proteger a retina contra a catarata, isso por conter sua rica quantidade de carotenoides.

Fonte de Cálcio, a fruta amora proporciona melhor regeneração e saúde óssea. Ajuda ainda a prevenir a osteoporose, o desgaste e possíveis dores nos ossos.

Sendo rica em ferro, a fruta amora é essencial para o funcionamento da circulação sanguínea. Assim, os componentes agem para a colaboração das funções cerebrais, ajudando no estímulo da memória e na coordenação motora.

As amoras também podem ser recomendadas para fortalecer os rins, acalmar os nervos, prevenir gripes e resfriados, além de limpar o sangue e o fígado.

O consumo contínuo de amoras naturalmente poderá aumentar seu nível de apetite, por conta das suas propriedades, sabor e por melhorar o sistema digestivo.

Como se tudo isso não fosse o bastante, a incrível fruta amora promove a quantidade certa de fluído corporal, proporcionando melhor imunidade e hidratação.

amora propriedades

Conheça agora os tipos de amora e algumas diferentes propriedades que algumas podem possuir:

Tipos de Amora

Amora Preta: É composta por frutícolas de coloração negra. Vem de espécie arbustiva de porte rasteiro e ereto. Mais popular e adorada por causa de seu sabor bem adocicado. Seu nome científico é Morus Nigra.

Amora Vermelha: É a mais comum entre as amoras, apesar de ser menos consumida que a amora preta. Possui coloração avermelhada e cresce em qualquer lugar, além de nascer de forma espontânea. Cientificamente conhecida como Morus Rubra.

Amora Branca: Tem sabor agridoce. Possui coloração branca ou mais rosada. Apesar de também alimentícia e medicinal, a amora branca serve de alimento apenas para os animais. É conhecida cientificamente como Morus Alba.

Amora Verde: Semelhante à amora branca em questão de sabor e acidez. Sua coloração é bem esverdeada, mesmo quando madura. Para descobrir se está madura, basta observar se possui um verde mais clarinho, o tamanho da amora já madura (2 à 4cm) e sentir com as mãos. Há boatos de que sua folha traz pouco mais benefícios à saúde que as folhas das demais amoras, podendo ser muito nutritivas. Seu nome científico é Rubus Erythrocladus.

As amoras podem ser consumidas direto da natureza ou também industrializados em formas de doces, geléias, vinhos, cristais, vinagre, compotas, entre outros.

Você deve tirar a ponta do galho que vem nela, manusear com cuidar para não esmagar e depois lavar bem com água corrente. Após isso, é só deixar escorrer e consumir.

Folha de Amora

A folha de amora pode te beneficiar mais do que você imagina! Pode ser usada para preparar um poderoso chá, além de nutrir muito bem o seu cabelo e também ser capaz de dar um “empurrãozinho” para quem deseja emagrecer naturalmente.

Os chineses, durante muitos anos, já fazem uso tanto da amora quanto da folha de amora para se beneficiar de suas propriedades.

Na medicina natural e tradicional chinesa, a folha de amora é muito usada para desintoxicações do fígado, curar tosses e resfriados, gripes fortes, dor de estômago e prevenção de envelhecimento precoce.

O chá de folha de Amora se tornou popular após a descoberta de que a bebida pode conter muitas vitaminas e minerais, nutrientes importantes que nos traz muitos benefícios.

O chá de folha de amora verde também tem as mesmas propriedades que as demais, porém, além de poder ser utilizada para tratar algumas doenças, gripes, resfriados e proporcionar melhor circulação sanguínea, o chá de folha de amora verde pode conter nutrientes a mais que ajudam fortemente na cura de diarreia e o melhor funcionamento do intestino.

Cápsulas de Amora

As cápsulas de amora são nada mais nada menos que suplementos alimentares, podendo ser utilizadas para tratar diversos sintomas da osteopose e da menopausa.

Excelentes antioxidantes, também podem ser utilizados para o emagrecimento por melhor nutrição e diminuição de açúcar no sangue.

As cápsulas de amora também são capazes de combater o mau colesterol, regular a pressão arterial e melhorar o funcionamento dos rins e do fígado.

Considerações da Amora

Como pode notar, os benefícios da amora na saúde são muitos. Mas é sempre bom analisar algumas considerações e contraindicações.

Tentar ao máximo não deixar as amoras terem contato com as roupas, panos, entre outros tipos. Elas podem manchar e a lavagem pode, muitas vezes, não adiantar. Principalmente ao ser amassada.

Folha de amora é bom para o cabelo. Seus nutrientes ajudam a nutrir, deixando os cabelos mais saudáveis e com melhor aparência. Massagear o couro cabeludo com a infusão das folhas é o recomendável. Amora previne a queda de cabelo.

Na hora da compra, a amora tem de estar íntegra e com boa coloração, sem presença de umidade. E não confunda amora com framboesa.

A amora é uma fruta capaz de manchar e deixar marcas nas roupas que são difíceis de serem removidas. Porém, se isso acontecer, você pode tentar remover com uma esponja, água fria e esfregar com glicerina. Caso não funcione, você pode fazer o mesmo procedimento com vinagre branco e detergente. Após isso, lave-a normalmente.

A fruta amora, por ser muito frágil, deve ser sempre cuidadosamente manuseada para evitar batidas. É recomendado também estar bem embalada.

Em caso de reações alérgicas após o consumo de amora, consulte um médico imediatamente.

Cápsulas de Amora – Contraindicação: As cápsulas de amora não são recomendáveis para mulheres grávidas ou amamentando. Também é contraindicado para crianças com menos de três anos.

Chá de Folha de Amora – Contraindicação: O chá de folha de amora pode causar alergias, irritações e deve ser consumido com moderação e necessidade. Procure sempre consultar ao médico e/ou nutricionista.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Mirtilo

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Cereja

Benefícios e Propriedades do Pêssego

Benefícios e Propriedades da Banana

Benefícios e Propriedades da Uva

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades da Ameixa

Benefícios e Propriedades da Romã

Benefícios e Propriedades do Damasco

Benefícios e Propriedades da Toranja

Benefícios e Propriedades da Manga