Benefícios da Pera Williams para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A pera é um fruto originário da Europa e da Ásia, cuja árvore se chama pereira. Como ela se dá melhor em climas mais frios e precisa de temperaturas mais baixas para se produzir melhor, no Brasil, a pera é mais cultivada na região Sul e, em menor grau, em áreas acima de 600 metros de altitude nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo. A pera d’água é a mais conhecida e cultivada no país, em especial no Sudeste, onde se aclimata melhor. Outros tipos muito comuns de pera são: d’Anjou, Ercolini, Portuguesa, Red, D’Água e Williams, que falaremos mais profundamente neste artigo.

Mas, antes de focar na pera Williams, é importante conhecer todas as variedades e saber as diferenças de cada uma delas. A pera d’água tem casca granulada, polpa delicada e textura suculenta e adocicada, sendo ideal para comer crua ou na salada. Já a d’anjou é arredondada e possui pouco caldo, sendo indicada para acompanhar queijos mais picantes e de forte sabor, caso do gorgonzola. Também serve para fazer cremes, geleias e sorvetes. A ercolini é pequena, tem tamanho oval e sabor bem acentuado, ideal para ser ingerida in natura ou para o preparo de doces diversos.

Pera williams

A portuguesa tem uma polpa macia, suculenta e bem doce. Sua casca amarelada é bem perfumada. Indicada para compotas e saladas, além de poder ser comida crua. Já a pera Williams é mais dura, granulosa e tem sabor ácido, sendo mais usada no preparo de pratos que necessitam de um cozimento da fruta, já que ela não se desmancha com tanta facilidade. Mais esverdeada, ela é um excelente acompanhamento de sobremesa, junto a um queijo bleu ou um queijo de cabra. Como se vê, há diferenças claras na hora de escolher a pera Willians ou portuguesa, sendo a primeira mais indicada na elaboração de pratos e a segunda podendo ser usada para o dia a dia.

Pera Williams origem

A pera Williams tem origem também na região da Eurásia. Vale dizer também que a pera Williams tem um preço mais acessível ao se comparar com as demais, sendo das mais fáceis de se encontrar nos mercados, junto com a portuguesa.

A pera Williams carrega uma curiosidade. Nos Estados Unidos, ela é conhecida como Bartlett. Diz a história que um morador de Boston, chamado Enoch Bartlett, um dia comprou um pomar de peras. Acontece que ele não sabia que as peras já possuíam nome, por isso, ele começou a vende-las como peras Bartlett. O nome pegou e a pera Williams e conhecida assim até hoje por lá.

Propriedades nutricionais da pera Williams

As propriedades da pera Williams concentram bastante nutrientes que são muito positivos para o organismo humano. O que mais se destaca é a quantidade de fibra alimentar presente no alimento. Uma unidade média de pera Williams possui 3,9 gramas de fibra, o que corresponde a 15,6% dos valores diários baseados em uma dieta de 2 mil calorias. Ou seja, é muita fibra, o que pode ser muito positivo para o estômago e o intestino, ajudando a uma melhor absorção dos alimentos e também para que ocorra um ótimo trânsito intestinal, proporcionando um melhor funcionamento do sistema digestivo.

Outro aspecto positivo é que a pera Williams não possui sódio nem gorduras saturadas, sendo altamente benéfica para quem tem problemas de pressão alta e colesterol em níveis elevados. Ou seja, ingerir pera Williams não acarreta problemas de saúde desse tipo.

pera williams benefícios

Por outro lado, cada unidade média de pera Williams tem 18,2 gramas de carboidratos, ou seja, 6,07% da dieta diária. Isso abre um alerta a quem deseja consumir regularmente essa fruta. Mas, quem está fazendo atividade física poderá encontrar na pera Williams uma fonte de energia para os seus exercícios, já que esse carboidrato ingerido será gasto na academia, na corrida, na natação, na bicicleta etc. Em compensação, a pera Williams tem em suas propriedades 0,78 gramas de proteínas, sendo importante para fortalecer os músculos.

Muitos podem se perguntar se a pera Willians tem calorias demais, o que poderia impedir quem quer emagrecer de comer esse tipo de pera. Neste caso, uma notícia que vai deixar todos aliviados: uma unidade média de pera Williams tem apenas 68,9 Kcal, correspondendo a somente 3,45% dos valores diários baseados em uma dieta de 2 mil calorias. Portanto, quem busca emagrecer, pode inserir essa fruta em sua dieta, pois ela, além de alimentar bem e fornecer nutrientes importantes para o corpo, não corre o risco de fazer você aumentar o seu peso.

Benefícios da pera Williams para a saúde

Os benefícios da pera Williams são muitos e você poderá vê-los a partir de agora:

Combate ao câncer: essa fruta contém muitos antioxidantes, como os flavonoides, compostos carotenoides (betacaroteno, luteína e zeaxantina) e vitamina C, que são importantes por eliminar os radicais livres, que são capazes de provocar mutações de DNA e fazer as células se proliferarem de forma desenfreada. Logo, ingerir esse tipo de pera previne diversos tipos de câncer, como o de mama, próstata, esôfago, cólon, reto e pulmão.

Controla a diabetes: a pera Williams também tem como benefício o controle da diabetes. Isso porque a pectina presente na fruta se transforma em um gel dentro do organismo, liberando gradativamente glicose no sangue. Isso faz com que o açúcar não seja liberado de uma vez, controlando os níveis glicêmicos. Além disso, uma dieta rica em fibras é indicada a quem tem diabetes e, como essa fruta possui muita fibra alimentar, é uma boa recomendação incorporá-la na sua dieta.

Evita problemas na garganta: em especial no verão, em que tomamos muitas bebidas geladas, é normal surgir problemas na garganta. Por isso, é recomendado comer uma pera Williams por dia ou então tomar um suco da fruta, pois ela nutre a garganta, diminuindo as chances de ocorrer incômodos na região.

Fortalece o sistema imunológico: consumir pera Williams ajuda a prevenir gripes e resfriados, que normalmente nos afetam no cotidiano. Essa fruta contém uma boa quantidade de vitamina C, que fortalece o organismo ao aumentar a produção e a atividade dos leucócitos, que ajudam na defesa do organismo.

 

Confira outros tipos de pera:

Benefícios e Propriedades da Pera

Benefícios e Propriedades da Pera Red

Benefícios e Propriedades da Pera d’Água

Benefícios e Propriedades da Pera Portuguesa