Benefícios do Coco Seco para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O coco é um alimento consumido há muito tempo. Aqui, vamos falar um pouco sobre o consumo do coco seco e suas propriedades.

Quais são os benefícios do coco seco?

O coco seco é uma fonte de fibras muito importante para nosso organismo. Sua ingestão pode auxiliar no funcionamento do intestino, além de dar sensação de saciedade.

A insulina é uma gordura que costuma ficar alocada em nossa região abdominal e é muito nociva para nossa saúde. Ingerindo o coco seco, suas fibras evitam a produção excessiva dessa gordura. O coco ainda possui gorduras boas que aumentam o estoque de energia que possuímos em nosso organismo, controlando a pressão arterial e os níveis de colesterol do nosso sangue.

coco seco benefícios

Benefícios do coco seco

Podemos observar que o coco seco possui diversos benefícios e propriedades. Quando falamos do seu valor nutricional, o coco seco possui em média 60 calorias, sendo 83% de gordura, 13% de carboidratos e 4% de proteínas, pesando em média 400 gramas.

Por mais que a maior parte da sua composição seja de gordura, é considerada uma gordura boa, basta fazermos referência ao óleo de coco, que é uma excelente alternativa para substituir o óleo. A ingestão de coco seco durante a dieta é um grande aliado na perda de peso, pois o coco seco não engorda quando introduzido de maneira correta, isso porque ele nos mantém saciados, como dito anteriormente. Vale lembrar que, para o coco ser emagrecedor, é necessário comprá-lo em natura e não com açúcar, como é vendido em alguns locais.

Coco seco x Coco verde

Você já parou para pensar nas diferenças do coco seco e do coco verde? São absolutamente a mesma fruta, mas têm um tempo diferente de maturação. O coco seco é maturado e isso faz com que dure por mais tempo, seja transportado e armazenado com menos chance de estragar. Já o coco verde, é necessário mais cuidado, pois ele pode azedar com mais facilidade.

É muito importante escolher bem a fruta. Vamos aprender alguns truques para diferenciar o coco seco bom do estragado. Opte por bater na casca com o cabo de uma faca ou com uma moeda, caso o som do coco for oco, possivelmente não estará bom para o consumo. Caso contrário, se o som for estridente, é sinal que a fruta está fresca.

Também é importante saber abrir o coco sem machucar sua polpa, basta seguir o passo a passo abaixo para conseguir obter sucesso nesse procedimento.

  • Com o auxílio de uma faca ou tesoura, fure o coco em um dos 3 furos na parte superior e retire a água do coco
  • Com uma tesoura, corte o excesso de fiapos do coco, quanto menos tiver, melhor.
  • Queime o coco numa boca de fogão com fogo baixo.
  • Deixe no fogo por aproximadamente 10 minutos, ou até ouvir um estalo.
  • Com uma faca (ou com as mãos mesmo) termine de quebrar onde rachou.
  • Espere esfriar um pouco, e com a ajuda de uma faca de ponta retire a polpa da casca.
  • Pronto! Agora você tem polpa de coco fresquinha. Rende aproximadamente 250gr de polpa.

Com a polpa do coco seco é possível preparar alguns lanches para comer entre as refeições e até mesmo usá-lo para receitas fitness. Vamos aprender a preparar um Iogurte saudável feito com base de coco seco.

Ingredientes

Polpa de coco verde em temperatura ambiente

Água de coco, o suficiente para bater

1 sachê de probióticos

Modo de preparo

Limpe a polpa do coco. Bata no liquidificador com água de coco suficiente para virar um creme grosso. Verifique se a mistura está em temperatura ambiente. Transfira para uma tigela ou pote de vidro e misture o sachê de probiótico. Coloque em um lugar protegido, dentro de uma caixa de isopor, sacola térmica ou enrolado em uma toalha. Aguarde de 5 a 6 horas.

Guarde na geladeira por até uma semana.

Essa é uma receita muito nutritiva e pode ser introduzida no café da manhã acompanhado de alguma outra fruta.

coco seco propriedades

Quando compramos o coco seco ainda com casca, o alimento costuma apresentar uma certa palha em sua volta. Para removê-la, é necessário colocar os cocos em uma assadeira e levar ao forno, em temperatura máxima, por aproximadamente 15 minutos ou até que os cocos tenham se rachado ao meio, assim você consegue remover a palha com facilidade. É importante salientar: cuidado, pois ao removê-lo do forno, o coco ficará quente por alguns minutos. Caso precise remover sem esperar esfriar, use um pano ou uma luva térmica para auxiliar no processo.

Para abrir o coco, é usado o mesmo processo, porém, quando eles racharem, ainda quente (use um pano de prato para segurar – evite queimar a mão) com o auxílio de uma colher, você vai tirando a poupa da casca.

Secando o coco verde

Caso você prefira secar o coco de forma caseira, é necessário um processo mais trabalhoso que deverá ser executado com o coco verde, vejamos abaixo:

  • Pré-aqueça o forno a 177 graus.
  • Perfure o coco entre seus “olhos” usando uma broca de 1 cm. (Para remover a água).
  • Coloque o coco diretamente na grade do forno.
  • Remova o coco do forno e o enrole em uma toalha, criando um saco. Segure a ponta da toalha para manter o coco estável e bata nele várias vezes com um martelo para quebrá-lo.
  • Arranque a polpa do coco com uma faca forte, como uma de aparar. A polpa pode ter uma pele marrom fina presa no lado onde estava tocando a casca. Remova a pele com um descascador de verdura.
  • Reduza a temperatura do forno para 120 graus
  • Parta o coco em pedaços com um processador de alimentos e espalhe sobre uma assadeira. Segue o coco no forno durante 10 a 15 minutos.

Como podemos observar, o coco é um alimento muito nutritivo e pode ser combinado em várias receitas. Introduza-o em sua alimentação e se beneficie de suas maravilhosas propriedades.

 

Confira outros tipos de coco:

Benefícios e Propriedades do Coco

Benefícios e Propriedades do Coco Verde