Benefícios do Salak para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O Salak é uma fruta originada da Indonésia, conhecida também como “fruta-cobra” ou “pele de serpente” pelas características de sua casca escamosa. É uma espécie de palmeira originada da família Arecaceae e foi denominada cientificamente como Salacca Zalacca.

Sua polpa possui coloração amarela ou mais rosada. No meio da fruta existe um caroço de tamanho médio e não comestível. Sua textura no interior pode ser semelhante à de uma maçã.

O salak pode ser descascado pressionando a ponta, para que a casca se desprenda e possa ser retirada. Dentro da fruta existem, normalmente, três lóbulos, semelhantes a grandes dentes de alhos descascados.

salak propriedades

As frutas salak podem nascer em conjuntos de dez a quinze no mesmo cacho. Ela possui sabor considerado agridoce.

O cultivo desta exótica fruta foi rapidamente se expandindo por todo o sudeste asiático, em países como Singapura, Tailândia e Malásia. Hoje em dia, já é uma fruta bastante consumida nas Américas e, inclusive, no Japão.

O salak é bastante lembrado por seu sabor cítrico, como algumas frutas que já conhecemos, mas sua umidade e textura peculiar te farão experimentar um mundo novo de sensações que vale a pena provar!

Além de sua aparência especial e seu sabor inovador, a fruta salak dispõe de muitas propriedades e benefícios para o seu organismo. Ela contém cálcio, vitamina C, fósforo, entre outros.

Sua árvore é nativa da Indonésia e Malásia, em florestas tropicais de baixa altitude. Apesar de sua origem, elas também são capazes de se adaptar muito bem às florestas dos trópicos das Américas.

A árvore do salak possui baixo porte, podendo ter de 4 a 5 metros de altura. Sua produção normalmente se inicia dois anos após o seu plantio. Seus troncos e galhos podem ter espinhos.

Possui folhas longas e pequenas flores. Já a fruta salak, que é produzida em cachos, pode ter cerca de 5cm, tanto de largura quanto de comprimento.

A árvore e a fruta salak podem suportar temperaturas entre 19ºC e 32°C e são sensíveis ao frio, preferindo solos tropicais e úmidos. Com propagação por sementes, ela também pode ser desenvolvida por alporquia, quando os ramos são bem enraizados no solo. Seus brotos são de difícil remoção para melhor formar mudas.

Agora que você já conhece melhor esta atrativa fruta, vamos observar os seus benefícios e propriedades.

Benefícios do Salak

Os benefícios do salak são diversos. Ele contém propriedades e variados nutrientes que promovem uma melhor saúde e bem-estar, além de poder ser bastante usado para tratamentos e curas em métodos medicinais tradicionais.

Nesta fruta, há uma variedade de substâncias muito úteis para a saúde, como Cálcio, Ferro, Fósforo, Fibra, Vitaminas do complexo B e Vitamina C. As propriedades do salak proporcionam mais qualidade de vida se adicionarmos esta fruta à nossa alimentação.

salak

As vitaminas e minerais da fruta favorecem o nosso corpo, ajudando a aumentar nossa autossustentabilidade, além de seu antioxidante poder ajudar na recuperação de quaisquer danos na pele, por tratar as células e possivelmente haver revestimentos.

O consumo dessa excelente fruta pode impedir ou tratar hemorroidas graças aos seus ricos nutrientes, além de seus significativos benefícios para a saúde do estômago e intestino.

Suas substâncias, conhecidas como saponinas, taninos e flavonoides são ótimas aliadas para o nosso sistema digestivo. Elas evitam transtornos digestivos e estomacais.

Sua consistência em antioxidantes, fibras e cálcio, faz com que o salak seja altamente aconselhável para tratamento de diabetes. Também nos fornecem muita energia para períodos de dieta e alimentação saudável.

Pesquisas comprovam o fato de que a fruta salak, além de ajudar a manter uma boa visão por conter fontes de vitamina A, também é famosa por ajudar a melhorar a nossa memória.

A fruta também ajuda a tratar do envelhecimento precoce. Seus benefícios colocados na dieta agem com suas fibras e antioxidantes, ajudando na reconstrução das células e adiando os processos de envelhecimento, seja ele normal ou precoce.

Além disso, o salak ainda promove melhor saúde cardiovascular. Isso faz com que o seu consumo seja recomendável especialmente para pessoas que costumam ingerir muita cafeína, alimentos oleosos e gordurosos, e, principalmente, usuários de cigarros. O consumo diário da fruta seria muito útil nessas circunstâncias.

A fruta salak ainda é benéfica para as mulheres em períodos de gravidez. Suas variadas propriedades são capazes de evitar ou aliviar dores e sintomas contínuos.

E para as pessoas que almejam perder peso e gorduras localizadas, o consumo de Salacca Zalacca, com seus ricos nutrientes, seja na fruta e também na casca, pode ajudar se colocada em sua dieta. E outra, ela também ajuda a manter o vigor!

Após compreender as propriedades e benefícios da “fruta-cobra”, sabemos o quão importante ela pode se tornar no nosso dia a dia. Portanto, veremos como podemos adicioná-la em nossa alimentação!

Como consumir Salak

Você pode consumir salak in natura, bastando retirar a casca apertando a ponta, sendo facilmente removível. Pode ser também acrescentada em saladas e tartes.

Você também pode experimentar ou até mesmo aplicar em suas dietas algumas receitas com salak.

Receitas com Salak

O salak pode ser usado em recheios e outras receitas, onde um doce com a fruta triturada é muito desejável. Para muitos, o sabor é caracterizado como uma mistura de abacaxi com maçã e é um excelente complemento para uma gama completa de recheios, podendo ser refinado em diversas formas de alimentos.

Biscoito de Salak:salak benefícios

O biscoito de salak pode ser preparado utilizando uma panela exclusiva para frituras.

→ Corte a fruta salak em pedaços ou rodelas e coloque no freezer, deixando até ficar pré-congelado. Aguarde por volta de 2 horas ou mais, dependendo da potência.

→ Retire do freezer e deixe fritar em uma panela com a quantidade de óleo suficiente para não queimar.

→ Após a fritura, você já pode consumi-los.

Doce de Salak:

Preparar um doce de salak é muito simples, e você pode combinar com vários doces, proporcionando um sabor único.

Você só vai precisar de água, açúcar, salak e mais alguma fruta que desejar:

→ Coloque as frutas em uma panela com água o suficiente para cobri-las.

→ Adicione uma xícara de açúcar.

→ Deixe ferver e misture até a água se transformar em caldo.

→ Se desejar, adicione um pouco de canela em pó.

→ Para um melhor sabor e estética, você pode guardar em um recipiente e deixar descansar na geladeira por três dias ou mais.

Picles de Salak

Picles de salak pode ser uma receita muito saborosa e combinar com diversos pratos exóticos, ou até mesmo em suas dietas.

Para prepará-lo, você precisará de água, badejo (preferência), pasta de pimentão (verde ou vermelho), sal, açúcar e vinagre:

→ Descasque o salak, divida-o em dois e retire as sementes. Coloque quantos quiser.

→ Mergulhe as frutas em um recipiente de vidro com água e sal. Deixe descansar por 1h. Lave e escorra em seguida.

→ Agora, faça o mesmo procedimento com as frutas mergulhadas com a água, vinagre, badejo e sal a gosto. Deixe descansar por dois dias ou mais.

→ Depois disso, o Salak Picles estará pronto para ser apreciado.

Bolo de Salak

Esta receita lhe trará uma experiência incrível de sabor e textura, deixando você e seus amigos com água na boca! 

Você vai precisar de ovos, leite, farinha de trigo, amido de milho, manteiga, fermento em pó e é claro, o salak em pequenos pedaços. Se preferir, você pode adicionar mais alguma fruta ou essência, além de adoçar ao seu gosto.

→ Misture por uns minutos tudo até ficar uniforme sem deixar abatumar.

→ Despeje tudo em uma forma apropriada e leve ao forno a 160 ºC. Asse por 50 minutos.

→ Em seguida, retire do forno e adicione caldo se preferir.

Essas deliciosas receitas, além de saborosas, são muito nutritivas! Portanto, não hesite em experimentá-las ou adicioná-las em sua dieta!

Cultivo de Salak

O cultivo de salak depende muito do modo como você vai fazer a germinação, portanto, algumas simples considerações são importantes para não haver erro.

Você pode mergulhar as sementes em um recipiente com água morna e deixar descansar por uma semana, para melhor germinação. Troque a água sempre que achar necessário.

Enterre as sementes em um vaso com terra úmida e mantenha em temperatura por cerca de 25°C. A germinação pode ser lenta, com cerca de 3 e 4 meses para começar a germinação.

A temperatura deve ser sempre entre 20°C e 32°C para o melhor cultivo de salak. Em períodos de seca, também pode haver bons resultados aos frutos.

Qualquer solo de boa drenagem e fertilidade já será o suficiente. Lembra-se de que a árvore é sensível ao frio, principalmente no início. O recomendado é irrigá-la regularmente.

Considerações sobre o Salak

A fruta salak deve ser consumida em poucos dias após sua remoção. Mantenha-a sempre fresca e em ambientes limpos.

Sua polpa é ligeiramente ácida, podendo ocasionar em um cítrico formigamento na língua, como algumas frutas que conhecemos, como a laranja e o limão. Seu consumo exagerado e descontrolado pode causar constipação.

Nos países onde o salak foi originado, ele também é usado para preparos de vinho. O salak é fermentado e transformado. O teor alcoólico pode ser de aproximadamente 13%, semelhante ao vinho feito com uvas.

Caso queira sabe onde comprar salak, você pode encontrar em lojas de alimentos naturais ou pela internet. Dificilmente você irá encontrá-lo em feiras no Brasil, pois ainda é considerada uma fruta rara e não muito cultivada.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Rambutão

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades da Jaca

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades da Lichia

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades do Pomelo

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades da Fruta-pão