Benefícios do Cogumelo Paris para a saúde – Veja suas propriedades

Compartilhe as informações sobre este alimento

O cogumelo Paris está na lista dos mais apreciados em todo o mundo. Seu paladar e aroma quando preparado chamam a atenção de bocas ávidas em experimentar todos os seus sabores e encantos. Bastante utilizado em inúmeros pratos, é presença certa em diversos resta   urantes da alta gastronomia. Apesar de seu ar mais elitista, também é muito apreciado popularmente em várias partes do planeta.

Além de agregar qualidade e requinte às refeições, o cogumelo de Paris tem valor proteico bastante elevado, o que proporciona benefícios incontáveis para a nossa saúde. Por isso, apresentaremos neste artigo todas as propriedades que proporcionam uma melhora da qualidade de vida da pessoa que consome este tipo de cogumelo regularmente.

O cogumelo de Paris foi a primeira espécie cultivada no Brasil e é a mais plantada em todo o mundo. Presente na dieta oriental há muitos anos, ele ganhou espaço também entre as populações ocidentais, que vão atrás do sabor e também das propriedades nutricionais contidas neste fungo. No item a seguir, traremos mais detalhes sobre este assunto, bem como destacaremos os inúmeros benefícios oferecidos por ele.

Confira quais são as propriedades nutricionais do cogumelo Paris

As propriedades do cogumelo Paris são bem altas, pois reúnem elementos valorosos para uma boa dieta alimentar, que contribui não só no cardápio do dia a dia, mas também na longevidade de sua saúde.

Uma simples colher de sopa de cogumelos Paris apresenta 0,65 gramas de fibra, o que corresponde a 2,59% do necessário para o dia. Oferece também 1,37 gramas de carboidratos, além de 0,5 gramas de proteína, sendo uma fonte boa que pode até mesmo diminuir o consumo de carne, ideal para os vegetarianos que sempre se ressentem de proteína, substância que existe em sua maioria nos animais.

Ao mesmo tempo, o cogumelo apresenta apenas 13,7 calorias, que não dá nem 1% do total necessário para uma dieta regular, sendo bom para quem quer emagrecer. Além disso, as gorduras totais são de somente 0,86 gramas e as saturadas chegam a 0,13 gramas.

Conheça os benefícios do cogumelo Paris na sua dieta

Inserir o cogumelo Paris na sua dieta alimentar apresenta diversos aspectos positivos. Entre os benefícios do cogumelo Paris está o fortalecimento do sistema imunológico. Isso porque o cogumelo possui diversos antioxidantes, fundamentais no combate aos radicais livres, responsáveis pela degeneração e envelhecimento das células e que causam, entre outras coisas, o câncer.

Além disso, o cogumelo Paris reúne vitaminas do complexo B, ácido fólico, triptofano, selênio, cálcio, cobre, fósforo, zinco, manganês, magnésio, ferro. A junção de todas essas substâncias é bastante benéfica para o corpo humano.

Como comentamos no item anterior, o cogumelo é rico em fibras. Isso facilita o funcionamento de todos o sistema digestório, fazendo com que os alimentos consumidos se transformem mais facilmente em bolo fecal e sejam expelidos sem problemas como a prisão de ventre, por exemplo.

Rico em potássio, ele propicia que o sistema cardiovascular se fortaleça e diminua a propensão de problemas do coração. Ao mesmo tempo, o potássio age diretamente no sódio, fazendo com que os vasos sanguíneos fiquem menos tensos, provocando uma queda da pressão arterial.

Aliado a isso está o fato de que há pouco sódio no champignon, especialmente no cogumelo Paris fresco. Já o cogumelo Paris em conserva carrega uma grande quantidade de sódio. Uma forma de diminuir a quantidade é lavá-lo antes de utilizá-lo no preparo de sua refeição.

Saiba como preparar cogumelo Paris no dia a dia

Há várias receitas de cogumelo Paris que podem ser feitas no seu cotidiano na cozinha. Mas é importante saber algumas dicas que devem ser aplicadas antes de preparar o alimento. Por exemplo, como limpar cogumelo Paris? É muito fácil! Se eles não estiverem muito sujos, limpe-os com papel toalha ou pano de prato úmido. Não os deixe de molho, pois eles absorvem muita água.

Porém, em alguns casos, a sujeira é tanta que o pano encarde e o champignon permanece sujo. A melhor forma para resolver isso é lavar cogumelos Portobello ou Paris. Leve-os em uma tigela para a água corrente. Após lavá-los, não esqueça de secá-los imediatamente, para que não absorvam muita água.

Após limpá-los e lavá-los corretamente, é hora de entender como preparar cogumelo Paris. É muito fácil e rende inúmeros pratos, como molhos, risotos, acompanhamentos em filés e outras coisas mais. Tem até como fazer cogumelo Paris recheado. Mesmo pequeno, é possível fazer com recheio de cream cheese, por exemplo. No forno fica uma delícia!

E não há segredo em como cortar cogumelos frescos. Você pode cortar da forma que achar melhor, isto é: em quatro, picadinho ou fatiado. Se o for o tipo Portobello, pode até usá-lo como um hambúrguer! E você pode preparar o cogumelo Paris para outras receitas, colocando-o na manteiga em uma frigideira e acrescentando o tempero que achar melhor. Mas lembre-se que ele solta muita água, então o ideal é esperar que ela seque por completo antes de finalizar o preparo.

Saiba mais: conheça os benefícios e propriedades de 9 tipos de cogumelos.

 

Artigos Relacionados:

9 tipos de Cogumelos e seus Benefícios e Propriedades

Benefícios e Propriedades do Shitake

Benefícios e Propriedades do Shimeji

Benefícios e Propriedades do Cogumelo do Sol

Benefícios e Propriedades do Champignon