Benefícios do Umbu para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O umbu, cujo nome científico é Spondidas tuberosa, é uma fruta nativa da região da caatinga no Brasil. Conhecido também como imbu ou umbu cajá, seu nome deriva da língua indígena tupi guarani, e significa árvore que dá de beber.

Historicamente, nativos da região da caatinga e vaqueiros utilizavam o umbu para matar a sede nas épocas de estiagem.

A árvore do umbu é conhecida como umbuzeiro, e seu fruto tem coloração esverdeada, parecendo uma batata. Sua polpa possui sabor levemente ácido e pode ser encontrada nos estados brasileiros do Piauí, Bahia, Paraíba, Pernambuco e nas regiões norte e nordeste de Minas Gerais.

umbu

Aqui, você irá conhecer as propriedades e os benefícios do umbu para a sua saúde, confira.

Cultivo do umbu

Se você deseja saber como plantar umbu, preste atenção nessas informações que trazemos sobre o seu cultivo.

Sua árvore tem porte médio, podendo chegar a alcançar até 7 metros de altura. Seu tronco é curto e a sua copa possui um formato semelhante a um guarda-chuva.

Por ser nativa de uma região seca, a árvore não exige muito em relação ao solo, a irrigação e a temperatura.

As raízes da planta são modificadas, tendo se adaptado ao longo do tempo para armazenamento de água e dos nutrientes necessários para mantê-la no momento em que perde suas folhas, logo após o término do período de chuvas.

As flores produzidas pelo umbuzeiro são de cor branca e florescem agrupadas, possuindo um perfume agradável.

O néctar das flores costuma ser absorvido por abelhas para alimentação e produção de mel.

A fruta umbu é pequena e tem forma arredondada, com uma coloração verde-amarelada. A casca é lisa e apresenta uma leve pelagem, com uma textura levemente aveludada. O sabor é doce e o aroma é agradável, ligeiramente azedo.

A propagação da planta se dá por sementeiro, muda ou enxertos.

Umbu fruta: para que serve

Além de contar com diversas propriedades e benefícios para a saúde, ela serve para fornecer água e matar a sede em regiões áridas, uma vez que armazena água em suas raízes e é uma árvore resistente aos períodos de seca comuns na região da caatinga.

umbu benefícios

Propriedades do umbu

Em virtude da grande importância das raízes do umbu, o umbuzeiro foi reconhecido como a “Árvore Sagrada do Sertão” pelo romancista brasileiro Euclides da Cunha.

A raiz da planta armazena água e produz um tubérculo que, quando chega a seca, é usado como alimento pelos nativos da caatinga.

A árvore pode viver por mais de 100 anos, sendo conhecida como um símbolo de resistência.

O fruto é rico em vitamina C, sendo consumido tanto in natura, quanto em receitas de doces, sorvetes, geleias e suco de umbu, entre diversos outros pratos típicos.

A composição da fruta conta com as seguintes vitaminas e minerais:

  • Vitamina A;
  • Vitaminas do complexo B;
  • Vitamina C;
  • Cálcio;
  • Ferro;
  • Fósforo;

Além disso, é uma boa fonte de proteína e conta com aproximadamente 44 kcal a cada 100 g, o que faz muita gente acreditar que o consumo de umbu engorda.

O que não é verdade. O consumo da fruta, especialmente in natura, pode, na verdade, ajudar o processo de emagrecimento.

Umbu benefícios

A fruta umbu é responsável, em virtude da sua composição, por uma série de benefícios para a saúde. Confira a seguir os benefícios do umbu para a saúde:

  • É uma fruta nutritiva

Um dos maiores benefícios do umbu é o fato de ser bastante nutritivo, uma vez que a sua composição conta cm diversos componentes muito importantes para o bom funcionamento do organismo.

  • Ajuda no processo de emagrecimento

Embora haja quem acredite que o consumo de umbu engorde, na verdade a fruta pode ajudar no processo de emagrecimento.

Por ser uma fruta muito nutritiva e com muitas fibras, ela é muito bem-vinda em dietas de emagrecimento, uma vez que pode fornecer nutrientes os nutrientes que o corpo precisa e aumentar a sensação de saciedade.

  • Possui ação antioxidante

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), divulgou um estudo em conjunto com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucana (IF – Sertão), atestando a existência de antioxidantes na composição da fruta.

umbu propriedades

Entre esses oxidantes, pode-se destacar os polifenois, que contam com propriedades responsáveis pelo combate à ação dos radicais livres no organismo.

Esses radicais livres podem causar doenças como o câncer, complicações cardíacas e artrites, além de serem os principais desencadeadores do processo de envelhecimento das células do corpo.

  • A fruta é rica em Vitamina C

A partir de estudos realizados pela professora e pesquisadora da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Maria Spínola, ficou comprovado que é possível encontrar no umbu cajá metade do nível de vitamina C que é encontrado no suco de laranja.

Além disso, a fruta possui um teor de Vitamina C superior ao que é encontrado em outras frutas, como a uva, por exemplo.

Essa vitamina é muito importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, ajudando o organismo a absorver o ferro e reparando e mantendo saudáveis as cartilagens, os ossos e os dentes.

Além disso, atua no processo de cura de cortes e feridas, auxiliando a formar o tecido responsável pela cicatrização.

E tem mais, a vitamina C também conta com propriedades antioxidantes, impedindo a ação dos radicais livres, além de atuar na produção das proteínas que estão envolvidas na constituição dos tecidos da pele, de tendões e ligamentos, bem como dos vasos sanguíneos.

  • Alto valor energético

A fruta também pode ser considerada como uma excelente fonte de energia para o corpo, sendo ideal para o consumo antes da realização de atividades físicas, ajudando a manter a disposição e aumentando a taxa de queima de gordura.

  • Combate de doenças nos olhos

Segundo a medicina popular, as folhas do umbuzeiro podem ser usadas para ajudar a curar doenças nos olhos. Entretanto, o ideal é, antes de realizar esse tipo de tratamento, consultar um médico para garantir que o quadro não possa ser piorado.

  • Ação contra vermes

Também é indicado, pela medicina popular, o uso da água do umbu para matar, destruir ou expulsar os vermes que por ventura possam se alojar no intestino.

Porém, da mesma forma que dissemos no tópico anterior, sobre as doenças nos olhos, nesse caso, antes de utilizar a água da fruta, é indicado se certificar com um especialista se a sua utilização para o tratamento dos vermes é de fato segura.

  • Ajuda a curar diarreia

O auxílio na cura de quadros de diarreia com a ingestão da água de umbu também é uma indicação da medicina popular.

Entretanto, é importante lembrar que a diarreia pode representar um sintoma de alguma outra doença, dessa maneira, também é relevante consultar um médico para garantir que esse remédio caseiro não vai acabar agravando o quadro ao invés de ajudar.

  • É uma ótima fonte de vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B hidrossolúveis não são produzidas pelo organismo em quantidade suficiente para o seu bom funcionamento, dessa maneira, alimentos ricos nesse complexo vitamínico devem ser incluídos na alimentação, e a fruta umbu é um desses alimentos.

Esse complexo vitamínico tem importância fundamental para o corpo, agindo diretamente na metabolização da glicose, de ácidos graxos e de aminoácidos.

Uma dieta pobre em vitaminas do complexo B pode resultar em fraqueza nos músculos, déficits de memória e fadiga crônica.

  • Auxilia a soltar gases

Por possuir uma grande quantidade de água em sua polpa, além de conter em sua composição agentes com propriedades antiespasmódicas, o consumo da fruta pode ajudar na eliminação dos gases, além de reduzir as dores abdominais e ajudar na eliminação das fezes.

Receita de suco de umbu

O suco de umbu é uma alternativa gostosa e refrescante para quem deseja aproveitar toda a série de benefícios que a fruta oferece para a saúde do organismo humano. Veja a seguir como fazer o suco de umbu.

Para fazer a receita, você vai precisar de:

  • 200 gramas da polpa do umbu;
  • 1 xícara de água;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • Gelo (opcional);

Para fazer o suco, siga os seguintes passos:

  • Coloque todos os ingredientes juntos no liquidificador;
  • Bata por cerca de 1 ou 2 minutos;
  • Sirva gelado;

Você também pode substituir a água por leite para fazer um suco com uma textura mais cremosa.

Esse é um suco bastante rico em nutrientes, que pode oferecer bastante energia para o corpo, sendo ideal para o consumo antes da prática de atividade física.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Cajá

Benefícios e Propriedades da Siriguela

Benefícios e Propriedades da Mangaba

Benefícios e Propriedades da Cagaita

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades do Cupuaçu

Benefícios e Propriedades da Jabuticaba

Benefícios e Propriedades do Abiu