Benefícios da Framboesa para a saúde – Saiba suas principais propriedades

Compartilhe as informações sobre este alimento

A framboesa é uma pequena fruta com um sabor levemente ácido, muito comum nos quintais espalhados pelo Brasil, devido ao fácil cultivo e manutenção. Sua temporada de colheita é em novembro, porém, não é difícil encontrá-la nos supermercados durante o ano. Muito confundida com outra fruta da mesma espécie, a Amora, as duas são quase que complementares, porém dispõem de algumas singularidades.

framboesa

Diferenciando framboesa da amora

Antes de mais nada, por uma questão educativa e de curiosidade, vamos diferenciar a framboesa da amora. Uma forma fácil de fazer isso é perceber seu interior. A framboesa tem o núcleo oco, enquanto as amoras são inteiriças. Em relação ao sabor, a amora tem um gosto intenso e menos ácido, enquanto a framboesa apresenta mais suavidade, porém, mais acidez. Alguns chefes de cozinha comparam as duas frutas ao vinho: o branco e o tinto possuem as mesmas diferenças, porém, são similares.

Outra dica é utilizar a amora para caldas e recheios de bolo, já que ela conta com o tal sabor intenso. Já a framboesa combina mais com chocolates ao leite, para sobremesas mais sofisticadas. Ambas têm suas particularidades e são muito saborosas, dependendo da ocasião, podem, inclusive, trabalhar em conjunto.

Framboesa cultivo

Quando andamos pelas ruas, principalmente em cidades do interior, é fácil encontrar framboesa planta, especificamente. Os pés de amora também são muito comuns. Isso porque eles são relativamente fáceis de cultivar, já que são resistentes ao calor.

benefícios da framboesa

Como estamos em um país muito quente, elas se tornaram comuns. Mas existem outros cuidados que são importantes ressaltar, como evitar o excesso de chuva, por exemplo. Regiões onde as tempestades são comuns acabam prejudicando a planta, que é sensível nesse sentido. Vamos ao passo-a-passo para você ter seu pé de framboesa em casa, sem muitas dificuldades:

1- Escolha o tipo que mais lhe agrada: para quem não sabe, existem diversos tipos de framboesa e as diferenças entre elas estão nas cores e nos sabores. As vermelhas e amarelas são mais simples de cultivar e são relativamente mais doces. Já as pretas são mais propensas às pragas. Porém, essa é uma questão muito pessoal, escolha qual mais lhe agrada e tome os cuidados necessários que evitarão problemas futuros.

Tem quem goste mais da framboesa preta e, apesar de ela ser mais difícil de se manter sadia, é bem conhecida por estudos relacionados à prevenção de câncer. Elas ainda são poucas, porém, há quem indique essa variação da fruta por ela conter mais substâncias que ajudam no tratamento da doença. Portanto, se você tem mais tempo de se dedicar ao plantio e aos cuidados, talvez essa espécie seja a mais indicada.

Já para quem tem pouco tempo e busca a fruta doce, as vermelhas e amarelas são a melhor opção e não deixam de ter um alto valor nutricional, prevenindo doenças e ajudando no combate ao excesso de peso. Também precisamos lembrar da framboesa silvestre, que possui um aroma mais acentuado, porém acaba produzindo menos frutos. São ideais para pessoas com famílias pequenas.

2- Mudas

A muda de framboesa é bem fácil de encontrar, sendo que em quase todas as casas de jardinagem elas estão presentes. A dica é procurar uma que já esteja adubada e totalmente adaptadas ao clima da sua região – pergunte ao responsável pela venda esses fatores. Outro ponto importante é evitar o plantio perto de outras árvores de frutas vermelhas, pois a adaptação não é boa. Experimente utilizar vasos ou plante em locais mais isolados, com acesso direto ao sol.

3- Cuidados

O importante aqui é saber que esta planta demora um pouco para crescer. A época adequada para o plantio é no começo da primavera, para que ela se adeque ao clima. Vale lembrar que a fruta framboesa é frágil e precisa de muito cuidado na hora de ser colhida. Faça isso de forma delicada, evitando machucar os galhos. Se for mudar de vaso, o cuidado precisa ser redobrado, ou a planta pode não resistir. Não se esqueça que ela gosta de sol, então tenha um local onde a luz solar bata a maior parte do tempo.

Mais sobre a framboesa

Você deve estar se perguntando dos benefícios da framboesa em relação às demais frutas. Bem, uma boa vantagem dela comparada às outras está nas calorias: são muito baixas e podem ser consumidas quase que à vontade por quem está de dieta. Isso porque elas contêm um alto índice de proteínas e menos carboidratos, o que traz saciedade, energia e pouca produção de insulina no corpo, ou seja, é recomendada para diabéticos.

Sua origem é europeia, mas se adapta muito bem ao clima brasileiro, já que gosta de muito sol e pouca chuva. O que significa que áreas onde as tempestades costumam ser severas no fim do dia não são o ideal para o cultivo do pé de framboesa.

propriedades da framboesa

Outros benefícios da framboesa:

1. Melhora no intestino e no sistema digestivo em geral: elas possuem um número elevado de fibras, que regulam essa parte do corpo e trazem alívio para quem sofre com problemas. Para pessoas saudável, a fruta previne aparecimento de doenças e ajuda a eliminar toxinas.

2. Ajuda a eliminar rugas: suas propriedades antioxidantes e suas vitaminas ajudam a combater as rugas de maneira natural, ajudando o corpo a produzir mais colágeno. É por esse motivo que ela é usada muitas vezes em forma de cremes faciais ou máscaras, aplicados diretamente nas áreas que precisam de regeneração. Mas, sua ingestão por si só já é positiva.

3. Prevenção do câncer: somo foi dito acima, um estudo chegou à conclusão de que as framboesas pretas ajudam a prevenir o câncer, principalmente de intestinos, devido às suas propriedades. Mas, isso vale para todas as suas variações. Como ela é rica em fibras, o sistema digestivo funciona melhor e algumas doenças são evitadas.

4. Melhora do sistema imunológico: a framboesa é rica em vitamina C e em outras vitaminas, o que ajuda e muito o sistema imunológico como um todo. Ela previne doenças, ajuda a combater vírus oportunistas e traz mais saúde de forma geral.

framboesa benefícios

5. Ajuda a emagrecer: como foi dito, a framboesa é pouco calórica, o que é essencial para quem deseja perder peso. Além disso, mais uma vez as fibras cumprem seu papel, diminuindo o nível de açúcar no sangue, que por sua vez melhora absorção de nutrientes e diminui a retenção de gorduras. Também devemos citar as proteínas e o baixo índice de carboidratos. Tudo isso junto promove auxílios na perda de peso e até mesmo na manutenção dele.

6. Previne a degeneração macular: a degeneração macular é quando o envelhecimento causa um enfraquecimento da visão, podendo levando inclusive à cegueira. Por isso, os médicos recomendam de duas a três porções de framboesa por dia, que ajudam a prevenir o problema.

Considerações

Essa pequena fruta pode fazer milagres e conta com a vantagem do fácil cultivo em casa. Além disso, ela pode ser utilizada de várias formas, como:

– Caldas: elas ficam deliciosas, com aroma forte e podendo incrementar um bolo de maneira saudável.

– Recheios de bolos: ao invés de doces e chocolates, que tal colocar framboesas no recheio? Fica uma delícia e muito nutritivo.

– Geleias: uma dica é fazer geleias com o excesso de frutas que plantar, pois são mais fáceis de conservar e de consumir, podendo utilizar em pães, torras e até mesmo bolos.

– Sucos: basta bater tudo no liquidificador, adicionar um pouco de leite ou água e está pronto. A vantagem é que o açúcar pode ser evitado, já que a fruta costuma ser bem doce e fácil de ser consumida sem acrescentar adoçante.

 

Matérias relacionadas:

Benefícios e Propriedades do Morango

Benefícios e Propriedades da Groselha

Benefícios e Propriedades do Mirtilo

Benefícios e Propriedades da Avelã