Benefícios da Abobrinha para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A abobrinha (nome científico Cucurbita pepo), tem origem nas Américas, mais provavelmente da região do Peru. Apesar de ser mais conhecida como um vegetal, ela na verdade é classificada como uma fruta na botânica, sendo da mesma família que a melancia, o melão e a moranga.

A abobrinha é muito consumida no Brasil, onde pode ser cultivada durante o ano todo e possui uma alta produtividade. Ela apresenta, em geral, um formato alongado, com a casca brilhante e lisa nas cores verde, amarela ou listrada, o que varia de acordo com a espécie.

propriedades da abobrinha

Os tipos de abobrinha encontrados no Brasil são a abobrinha brasileira e a abobrinha italiana. A abobrinha brasileira possui um formato irregular, com uma das pontas mais espessas. Já a abobrinha italiana apresenta um formato mais regular e a sua coloração é mais escura.

A abobrinha é um alimento bastante versátil e por isso é possível ser usada em diversos tipos de receitas, como abobrinha refogada, abobrinha cozida no vapor, assada, frita ou abobrinha à milanesa. Além disso, também pode ser utilizada no preparo de pães, bolos ou outros tipos de pratos.

Ao escolher a abobrinha, prefira aquelas que sejam mais finas, menores e que possuam uma aparência mais firme e brilhante, pois essas apresentam uma textura mais macia e também mais sabor. Como elas estragam facilmente, o recomendado é comprar a penas a quantidade que será usada em poucos dias.

Entre as propriedades da abobrinha, a que mais se destaca é a presença das vitaminas do complexo B, que são fundamentais para o bom funcionamento do sistema imunológico, circulatório e neurológico. Além disso, ela contém a vitamina A, vitamina C, potássio, folato, fibras, proteínas e hidratos de carbono em sua composição.

Abobrinha: Benefícios

A ingestão regular da abobrinha ajuda a proteger contra doenças do coração, além de evitar a osteoporose, prevenir contra a epilepsia e muito mais. Conheça mais sobre os benefícios da abobrinha a seguir.

1.Ação anti-inflamatória

A ação anti-inflamatória da abobrinha fica por conta da presença do betacaroteno, ômega-3, luteína e polissacarídeos, que ajudam na proteção contra as inflamações. Isso contribui para evitar problemas gastrointestinais, como úlceras gástricas. Além disso, ajuda a manter o sistema cardiovascular mais saudável.

2.Possui ação antioxidante

A abobrinha possui um alto poder antioxidante, sendo essa uma das suas principais características. Ela é fonte de vitamina C e também de manganês, além de conter luteína, caroteníodes e zeaxamina, o que o torna uma combinação de nutrientes antioxidantes convencionais e não-convencionais muito potente.

Para poder se beneficiar totalmente dos antioxidantes presentes na abobrinha, é preciso se alimentar também da sua casca e sementes, onde também estão localizados os antioxidantes.

benefícios da abobrinha

3.Protege contra parasitas intestinais

O consumo das sementes da abobrinha e também do óleo feito a partir dessas sementes apresentam ação antimicrobiana. Por conta disso, ela costuma ser usada para tratar vermes localizados no intestino em alguns países. Apesar disso, ainda não há uma comprovação científica sobre esse benefício da abobrinha.

4.Previne o envelhecimento precoce

A abobrinha possui flavonoides e antioxidantes fenólicos em grande quantidade, principalmente aquelas com cascas amarelas. A presença desses componentes faz com que sejam reduzidas as ações dos radicais livres, que são responsáveis pelo envelhecimento e também pelo surgimento de doenças.

5.Ajuda no processo de emagrecimento

A quantidade de calorias presentes em uma abobrinha cozida é de apenas 37 por cada porção de 100 gramas. Por esse motivo, ela é muito indicada para as pessoas que desejam emagrecer. Além disso, a abobrinha contém uma grande quantidade de água em sua composição, cerca de 95%, o que ajuda a manter a hidratação do corpo.

Ela não possui gorduras saturadas e a sua casca apresenta uma boa porção de fibras, o que, além de ajudar a reduzir a sensação de fome, também evita a prisão de ventre.

6.Protege contra a asma

Por ser um alimento rico em vitamina C, a abobrinha contribui para o combate à asma. Isso porque ela é um antioxidante muito potente, o que ajuda a manter o sistema imunológico mais forte e a combater doenças respiratórias, mantendo os pulmões mais limpos.

7.Ajuda na formação do bebê

A abobrinha é um alimento que deve ser consumido pelas gestantes. Isso porque ela é rica em ácido fólico, que ajuda na formação do tubo neural do bebê no ventre materno. O ácido fólico é um componente importante para evitar que o bebê nasça com algum tipo de má formação.

8.Reduz o colesterol

A presença de fibras alimentares na abobrinha faz com que ela ajude na redução do colesterol. Ela também possui um alto nível de vitamina A e vitamina C, o que impedem que o colesterol permaneça nos vasos sanguíneos, impedindo assim o surgimento da aterosclerose.

abobrinha benefícios

9.Melhora os níveis de açúcar no sangue

Pessoas que são portadoras de diabetes tipo 2 são beneficiadas pelo consumo regular de abobrinha, já que ela é responsável pela regulação do açúcar no sangue. Ela ainda possui uma quantidade generosa de fibras alimentares e também pectina, uma fibra de polissacarídeos que contribui para a manutenção dos níveis de insulina.

Outros componentes responsáveis pelo bom metabolismo de açúcar e que são encontrados na abobrinha são o ácido fólico, colina, ácidos graxos, ômega-3 e as vitaminas do complexo B.

10.Contribui para a saúde da próstata

A ingestão de sementes de abobrinha e do óleo feito a partir das suas sementes auxiliam na diminuição da frequência de micção. Esse fator é decorrente em homens que são diagnosticados com um alargamento não canceroso da próstata.

Abobrinha: tabela nutricional

Quantidade por porção de 100 gramas
Glicídios 4
Proteínas 2
Lipídios 0
Fibras alimentares 0
Vitamina A 23
Vitamina B1 230
Vitamina B2 80
Vitamina B3 0
Vitamina C 2
Sódio 29
Potássio 186
Cálcio 20
Fósforo 15
Ferro 0
Valor energético (Kcal) 28

Abobrinha: receitas

A abobrinha é ideal para a preparação de diversos tipos de pratos. Veja como preparar 3 receitas que usam a abobrinha como principal ingrediente.

Macarrão de abobrinha

Confira a seguir como fazer macarrão de abobrinha de forma fácil e com um resultado delicioso.

Ingredientes

  • 6 abobrinhas
  • Carne moída refogadaabobrinha
  • 1 copo de requeijão
  • 2 colheres (sopa) de leite
  • 1 xícara (chá) de molho de tomate
  • 2 dentes de alho
  • Azeite
  • Sal, orégano e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Corte as abobrinhas no sentido do comprimento em fatias bem finas. O recomendado é fatiar em um apontador de legumes, mas pode ser feito com a faca também.
  2. Cozinhe a abobrinha da mesma forma que cozinha o macarrão e remova assim que estiver “al dente”. Escorra a água usada para o cozimento da abobrinha e coloque água fria, para que o cozimento seja encerrado.
  3. Em uma panela, aqueça o azeite e acrescente o orégano, alho amassado, sal e pimenta-do-reino.
  4. Para finalizar, adicione a abobrinha e misture bem.

Molho

  1. Coloque no micro-ondas o requeijão junto com o leite, sal, orégano e pimenta do reino.
  2. Em seguida, misture com a carne moída, que já deverá estar refogada.
  3. Despeje sobre a abobrinha e leve ao forno para gratinar por alguns minutos.

Abobrinha recheada

A receita com abobrinha recheada mostrada a seguir é ideal para variar os pratos preparados para a família.

Ingredientes

  • 4 abobrinhas
  • 100 g de bacon picado
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 2 tomates
  • 50 g de queijo parmesão ralado
  • 300 g de carne moída
  • Cheiro verde
  • Sal a gosto
  • Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Corte as abobrinhas no centro, no sentido do comprimento e remova a polpa com cuidado. Cozinhe na água com sal e deixe reservado.
  2. Para o recheio, coloque um pouco de óleo numa panela e refogue o alho e a cebola. Adicione o bacon e frite bem.
  3. Em seguida, acrescente a carne moída e também o sal e a pimenta-do-reino e frite mais um pouco.
  4. Coloque a polpa que foi removida da abobrinha e o tomate picado e espere apurar. Adicione o cheiro verde e recheie as abobrinhas.
  5. Para finalizar, salpique as abobrinhas com queijo ralado e leve ao forno para gratinar.

Abobrinha ao forno

Essa abobrinha ao forno é uma ótima opção para os finais de semana e certamente vai agradar toda a família.

Ingredientes

  • 2 abobrinhas cortadas em cubos
  • 1 cebola
  • 1 tomate
  • 1 cenoura pequena
  • 2 ovos batidos
  • Milho verde
  • Ervilhas
  • Azeitonas picadas
  • Mussarela picada
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • Sal a gosto
  • Orégano a gosto

Modo de preparo

  1. Coloque um pouco de óleo numa panela e frite levemente a cebola. Em seguida, adicione a abobrinha, que deve estra picada em cubos, a cenoura ralada e o tomate picado.
  2. Refogue por alguns minutos e tempere usando o sal e a pimenta-do-reino.
  3. Após refogar, desligue o fogo e adicione a azeitona picada, o milho e a ervilha a gosto. Misture bem os ingredientes e deixe reservado numa forma refratária.
  4. Bata os ovos e cubra a abobrinha no refratário, acrescentando a seguir o orégano e a muçarela.
  5. Leve ao forno e deixe até os vos batidos cozinharem e ficarem dourados.
  6. Sirva a seguir com arroz branco.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades do Aspargo

Benefícios e Propriedades da Cebola

Benefícios e Propriedades do Alho-porro

Benefícios e Propriedades da Batata

Benefícios e Propriedades da Salsa

Benefícios e Propriedades da Beterraba

Benefícios e Propriedades da Alcachofra

Benefícios e Propriedades do Manjericão

Benefícios e Propriedades do Brócolis

Benefícios e Propriedades da Abóbora

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades da Beringela