Benefícios da Acerola para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O consumo de frutas é imprescindível para uma vida saudável, pois são fontes de nutrientes que costumam oferecer efeitos positivos no nosso organismo. Vamos conhecer um pouco mais de perto uma dessas frutas: a acerola.

Também chamada de cerejeira-das-antilhas, cerejeira-de-barbados, cerejeira-do-pará e ainda azerola, a acerola tem como nome científico Malpighia glabra linné. É o fruto da aceroleira (Malpighia emarginata) ou pé-de-acerola, planta tropical, nativa das Antilhas. Existem mais de 42 variedades de acerola, algumas são: cabocla, cereja, frutacor, apodi, olivier, okinawa, roxinha, rubra, sertaneja.

A acerola é fruta que já faz parte da vida dos brasileiros, consumida principalmente em forma de sucos e vitaminas, mas nem todos conhecem os reais benefícios da fruta, vamos conferir algumas propriedades:acerola propriedades

Propriedades da acerola

  • Vitamina C – antioxidante, trata gripes e resfriados, protege as células;
  • Vitamina A – forma barreira contra vírus, importante para pele, óleo, cabelos, antioxidante, protege as células;
  • Vitamina B1 (Tiamina) – Boa para o fígado, para as funções cerebrais, olhos, pele e cabelos;
  • Vitamina B6 (Piridoxina) – Boa para as funções cerebrais, memória, ajuda a controlar a ansiedade, depressão, sintomas da menopausa, alivia a TPM, previne anemia, boa para a visão, pele e coração;
  • Ferro – Bom para o coração, para a imunidade, produz colágeno e elastina, fundamental para o funcionamento das células;
  • Fósforo – Importante para os ossos e dentes, fornece energia para o corpo, ajuda a equilibrar o PH;
  • Potássio – Previne doenças cardiovasculares, bom para o sistema nervoso, para a saúde mental, regula o metabolismo, alivia dores, estresse, ansiedade, ajuda a perder peso e a ganhar massa magra;
  • Cálcio – Mineral essencial, diminui o risco de doenças neurológicas, importante para dentes e ossos;
  • Magnésio – Ajuda a regular os níveis de açúcar, ajuda o sono, a perda de peso, previne processos inflamatórios, melhora o tônus muscular e ajuda a manutenção dos tecidos.

Acerola e a vitamina C

A vitamina C também é conhecida como ácido ascórbico. É considerada a rainha das vitaminas, pois acumula uma gama de funções que vão da saúde à beleza. Além de sua ação oxidante, estimula a absorção de ferro pelo organismo.

Ultimamente, tem se observado sua participação direta na formação do colágeno, por essa razão tem sido cada vez mais receitada pelos médicos a pacientes que passam por processos de recuperação pós cirúrgica. Fator que também acarretou no aumento notável de produtos cosméticos com vitamina C em sua composição. O colágeno é muito conhecido para finalidades cosméticas, mas este também é muito importante na formação dos ossos, cartilagem, músculos e vasos sanguíneos.

A carência de vitamina C prejudica o organismo e pode provocar doenças como o escorbuto. É importante ter cuidado, pois o consumo excessivo pode ter efeitos tóxicos e causar diarreia e até pedra nos rins.

O consumo de 4 ou 5 acerolas por dia são o suficiente para repor a vitamina C necessária para o corpo.

acerola benefícios

Benefícios da acerola

O consumo regular da acerola auxilia o combate à anemia, faz bem ao coração, auxilia a oxigenação do corpo, fornece energia, é bom para a saúde dos ossos, fortalece o sistema imunológico, previne gripes e resfriados, combate disenterias e auxilia o tratamento de problemas no fígado.

Cultivo da acerola

A acerola foi introduzida em Pernambuco e se espalhou para o Nordeste e outras regiões. A árvore pode chegar a ter 3 metros de altura e seu plantio em quintais e varandas é muito comum. É uma planta que gosta de água em abundância e calor, gosta também de solos arenosos, bem drenados, mas pode ser cultivada em vasos. O plantio pode ser feito por meio das sementes da fruta, ou do enraizamento do caule. O solo deve ser bem adubado.

Como consumir acerola

A acerola pode ser consumida in natura, ou também em sucos e vitaminas.

Suco de Acerola

Tomar o suco da acerola é um excelente modo de obter os benefícios que ela tem a nos oferecer. É ótimo para pressão alta, pode prevenir o ganho de peso e reduzir o risco de inflamações no organismo.

Para fazer o suco você precisa:

Ingredientes

  • 1 copo de acerolas maduras e lavadas
  • 1 copo de água (300 ml)

Modo de preparo: Bata os ingredientes no liquidificador e pronto. Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário retirar os caroços (sementes), pois são fontes de fibras. Para beber, você tem a opção de coar ou não o suco, pode adoçar com açúcar ou o adoçante de sua preferência, e, se quiser deixar mais refrescante, acrescente gelo.

acerola

Suco de Acerola com Leite

O suco de acerola com leite fortalece e nutre o corpo, dá energia e disposição. Além de ser muito saboroso, é excelente para quem pratica exercícios físicos e pode ser consumido diariamente para repor nutrientes. Não é recomendável tomar no almoço ou jantar, pois a presença do leite pode dificultar a digestão de alimentos, como carnes.

Para fazer o suco de acerola com leite, você vai precisar:

Ingredientes

  • 1 copo de acerolas maduras e lavadas
  • 1 copo de leite (300 ml), preferencialmente desnatado

Modo de preparo: basta bater no liquidificador acerolas lavadas e o leite, pode ser adoçado com mel ou o adoçante de sua preferência.

Uma outra maneira saborosa de consumir a acerola é fazendo vitaminas. Existem muitas receitas e combinações possíveis (cenoura, gengibre). Você pode escolher as frutas de sua preferência e bater no liquidificador com acerola e leite ou leite de coco; também é possível acrescentar grãos como chia, aveia, linhaça. Use sua imaginação e aproveite!

Chá de folhas de acerola

As folhas da acerola também possuem todas as vitaminas presentes na fruta e podem ser utilizadas para fazer um chá nutritivo, saboroso e muito fácil de fazer. Ele é muito utilizado para tratar gripes e resfriados e para auxiliar a perda de peso, pois traz saciedade.

Ingredientes:

  • 10 a 15 folhas de acerola;
  • 1 litro de água;
  • Canela em pau (opcional);
  • Açúcar, adoçante ou mel (opcionais).

Modo de preparo:

Lave bem as folhas da acerola e coloque a água para ferver. É interessante picar ou macerar as folhas em um pilão. Assim que a água começar a ferver, desligue o fogo, coloque as folhas e a canela e deixe descansar por uns 20 minutos. Depois, é só adoçar e beber.

Acerola emagrece?

É fato que a acerola possui um baixo teor calórico e que é rica em vitaminas e minerais que auxiliam o processo digestivo, incluindo a perda de peso. Mas não se pode afirmar que alguém emagrecerá apenas comendo a fruta. Não existe um alimento milagroso que faça com que alguém perca peso pelo simples fato de consumi-lo; é necessário ter hábitos saudáveis, uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos, isso sim faz toda diferença não só na balança, mas também na saúde.

Não faça dietas malucas e extremamente restritivas, isso pode ser um risco à saúde, pois cada ser humano tem seu próprio organismo, cada corpo tem suas necessidades particulares e o que funciona para um pode não funcionar para o outro.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Pitanga

Benefícios e Propriedades do Maracujá

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades da Pitaya

Benefícios e Propriedades do Sapoti

Benefícios e Propriedades do Abacate

Benefícios e Propriedades da Carambola

Benefícios e Propriedades da Lichia