Benefícios do Quiabo para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O quiabeiro Abelmoschus esculentus L. Moench, da família Malvaceae, é uma planta de origem africana que foi trazida ao Brasil pelos escravos, e que pode atingir cerca de três metros de altura. Seu fruto é conhecido como quiabo, ou quingombô, gombô, quibombô, entre outros nomes populares.

O quiabo é um fruto cônico de aproximadamente dez centímetros de comprimento de coloração verde e com pelos. Em seu interior encontram-se várias sementes de coloração esbranquiçada e de formato arredondado.

quiabo

No Brasil, o quiabo é usado principalmente como ingrediente de pratos típicos regionais como o caruru, quiabo cozido com camarão seco, prato da culinária baiana, o frango com quiabo e o refogado de carne com quiabo, pratos típicos da culinária mineira.

Os benefícios do quiabo na saúde são muitos. Ele apresenta grande quantidade de vitaminas, cálcio, fibras e é eficaz contra infecções dos intestinos, bexiga e rim. O quiabo tem propriedades antiúlceras, anticancerígenas, neutralizadoras de ácidos, auxilia na melhora de queimaduras, diminui o colesterol e reduz ataques cardíacos.

Além dos pratos das culinárias regionais, o quiabo pode ser incluído no cardápio facilmente, já que serve para preparar várias receitas. Apesar de todos os benefícios, algumas pessoas não apreciam o quiabo em razão da “baba” característica desse fruto.  A baba de quiabo é rica em fibras e vitaminas, mas para quem não gosta, existem modos de preparo em que ela é amenizada.

Para ser utilizado na culinária, o quiabo deve ser colhido no momento certo, antes da maturação, pois, após isso, torna-se duro e fibroso. A colheita é normalmente iniciada entre 60 a 80 dias após o plantio e a planta se desenvolve melhor em temperaturas que variam entre 22 e 25°C.

Quiabo benefícios e malefícios

As propriedades do quiabo são explicadas pelas quantidades de nutrientes que possui. O quiabo é fonte de vitamina A, vitamina B1 (Tiamina), vitamina B2 (riboflavina), vitamina B3 (niacina), vitamina B5 (ácido pantoténico), vitamina C (ácido ascórbico), vitamina E (tocoferol) e os carotenoides betacaroteno, zeaxantina e luteína. Possui também quantidade dos minerais manganês, magnésio, cobre, ferro, fósforo, cálcio, zinco e selênio.

Diante de tantos benefícios, o quiabo deve ser consumido com cautela por indivíduos que possuem ou tenham histórico de pedra nos rins, isso porque o quiabo tem altos níveis de oxalato, substancia que facilita a formação de pedra no rim e na vesícula. Contudo, se consumido junto com uma dieta equilibrada e não exagerado na quantidade, não causará nenhum malefício.

benefícios do quiabo

1.Ajuda a emagrecer

Consumir quiabo emagrece. Além de ser pouco calórico e assim poder ser incluído na dieta sem culpa, o quiabo é rico em fibras, principalmente a chamada “baba” do quiabo. Essas fibras retardam o processo de esvaziamento gástrico e com isso promovem uma sensação de saciedade, fazendo com que se consuma menos alimentos.

As fibras ainda melhoram o transito intestinal, fazendo com que o organismo elimine mais facilmente as toxinas e controle a absorção de gorduras. O quiabo é um alimento com baixo índice glicêmico e por isso não promove picos de glicemia. Quando em excesso no sangue, a glicose é convertida e armazenada em forma de gordura.

2.Alimento benéfico para diabéticos

Estudos realizados em ratos revelaram os efeitos antidiabéticos e antihiperlipidêmicos do quiabo, onde o grupo tratado com o pó de quiabo teve uma redução em seus níveis de glicemia e colesterol total e aumento do nível de HDL (colesterol bom).

Mais estudos sobre a sua eficácia em humanos precisam ser realizados, mas já foi constatado que o consumo de quiabo pode auxiliar no tratamento do diabetes, não podendo, no entanto, substituir o tratamento com insulina e sim complementar e melhorar o controle da doença.

3.Diminui o colesterol

Por conter poucas calorias e gorduras e alto teor de fibras, o quiabo é um alimento aliado no controle do colesterol. Como consequência, tem-se o melhor funcionamento do organismo como um todo e a diminuição do risco de doenças cardíacas.

 4.Melhora o sistema cardiovascular

O quiabo contém potássio, mineral que relaxa os vasos sanguíneos melhorando a pressão arterial. As fibras promovem a diminuição do colesterol. Sabe-se que colesterol alto pode levar ao surgimento de placas ateroscleróticas nas artérias, que aumentam o risco de infartos e derrames. Pelos nutrientes contidos no quiabo, o risco de se desenvolver doenças cardíacas é diminuído.

5.Melhora o sistema digestivo

As altas quantidades de fibras presentes no quiabo melhoram o funcionamento do intestino, melhoram a eliminação de toxinas e gorduras, combatem problemas de constipação e previnem alguns tipos de câncer, como o colorretal.

Estudos mostraram que o quiabo possui um efeito hepatoprotetor, ou seja, protege o fígado. Esse benefício deve-se à sua atividade antioxidante.

6.Fortalece o sistema Imune

O quiabo possui ácido ascórbico (ou vitamina C) que é fundamental para o fortalecimento do sistema imunológico, assim o organismo fica mais preparado para combater as infecções, desde gripes a casos mais graves.

7.Auxilia na prevenção e tratamento de câncer

Testes revelaram que uma proteína presente no quiabo consegue inibir a proliferação e estimular a morte de células cancerígenas da mama e câncer de cólon.

8.Ajuda a manter os olhos saudáveis

Por possuir quantidades significativas de vitamina A e compostos carotenoides como betacaroteno, zeaxantina e luteína, o quiabo ajuda a evitar doenças oftalmológicas.

9.Bom para os ossos

O quiabo é fonte de cálcio e vitamina K, substâncias importantes para a formação e manutenção da saúde dos ossos e dentes.

10.Benéfico para gestantes

O quiabo possui ácido fólico, uma vitamina do complexo B que é essencial para o correto desenvolvimento do tubo neural do feto. Por isso, é recomentado que a gestante tome suplementação de ácido fólico não somente durante a gravidez, mas também meses antes de engravidar.

11.Melhora a saúde da pele e dos cabelos

Os benefícios do quiabo para o cabelo e pele se devem ao seu poder antioxidante. Para a pele, o quiabo ameniza as rugas e previne o envelhecimento precoce. Nos cabelos, a “baba” de quiabo, quando aplicada, tem ação hidratante e proporciona brilho e vitalidade para os cabelos.

Benefícios do quiabo na água

A água de quiabo se tornou popular para o controle de diabetes e para o emagrecimento. Sabe-se que o quiabo possui propriedades diuréticas, é rico em fibras e pode auxiliar no tratamento de diabetes, já que é capaz de baixar a glicemia. Porém, não deve ser usado como um substituto da medicação e sim como um auxiliar no tratamento e controle.

Tornou-se popular também a ideia do quiabo benefícios para cachorro, onde o suco de quiabo seria dado para cães e gatos como um remédio natural contra Cinomose e Parvovirose, porém sua eficácia não foi confirmada.

Para a água de quiabo, coloque 2 a 3 quiabos em um copo de água (250 ml) e coloque na geladeira durante a noite. Na manhã seguinte, beba a água. Pode-se também cortar o quiabo em tiras antes de colocá-lo na água para potencializar os efeitos, porém o gosto ficará mais amargo.

Como fazer quiabo

O quiabo é versátil e pode ser usado para preparar várias receitas, desde pratos das culinárias regionais como o tradicional frango com quiabo da culinária mineira ou camarão com quiabo, chamado caruru da culinária baiana, até ser consumido na forma de saladas, quiabo refogado, frito, assado, em pratos quentes e acompanhando outros tipos de carnes.

Quando consumido in natura, os benefícios do quiabo cru são maiores, já que não se perde nenhum nutriente. Se a ideia de consumir quiabo cru em saladas não lhe agrada, mesmo cozido ele continua sendo altamente nutritivo

Salada de quiabo com limão e cebola

Ingredientes:

  • 200 g de quiabo
    • 1 cebola média
    • ½ limão pequeno
    • 1 pitada de sal

Modo de preparo:

Cozinhe o quiabo por 10 minutos e, em seguida, corte em pequenos cubos. Descasque e corte a cebola em pequenas tiras. Misture o quiabo e a cebola em um recipiente, esprema o suco de limão sobre o quiabo e a cebola e depois adicione a pitada de sal. Misture e sirva.

Quiabo refogado

Ingredientes:

  • 1 kg de quiabo
  • 2 colheres (sopa) de vinagre
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 4 tomates picados
  • 1 cebola picada
  • Sal
  • Pimenta-do-reino

Modo de preparo:

Corte o quiabo em rodela e coloque em uma panela com os tomates, as cebolas, o vinagre, o azeite, o sal e a pimenta-do-reino.

Leve ao fogo (médio) e mexa. Tampe a panela e deixe cozinhar, mexendo de vez em quando. Para a baba do quiabo desaparecer, deixe ferver bastante.

 

Artigos Relacionados:

Benefícios e Propriedades da Beringela

Benefícios e Propriedades da Vagem

Benefícios e Propriedades do Repolho

Benefícios e Propriedades da Couve-flor

Benefícios e Propriedades do Aspargo

Benefícios e Propriedades da Abobrinha

Benefícios e Propriedades do Nabo

Benefícios e Propriedades da Fava

Benefícios e Propriedades da Alface

Benefícios e Propriedades do Coentro

Benefícios e Propriedades da Cebola