Benefícios da Goiaba Paluma para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Goiaba PalumaA goiaba é uma fruta nativa da região tropical do continente americano e muito fácil de ser encontrada no Brasil.  Seu nome científico é “Psidium guajava” e a goiabeira, onde surge o fruto, pertence a uma das grandes famílias botânicas, a “Myrtaceae”, muito comum também na Austrália. Desta família também fazem parte a guabiroba, a jabuticaba, a uvaia, a pitanga e a grumixama. A fruta é muito procurada para ser consumida tanto in natura quanto em doces, sorvetes, geleias e coquetéis, além da muito conhecida goiabada.

Já a goiaba Paluma é uma das variedades mais famosas de goiaba. Ela foi desenvolvida pela UNESP de São Paulo na cidade de Jaboticabal. Com a casca verde, seu interior é de um vermelho bastante vivo e muito consistente. Entre outras características da goiaba paluma está o seu sabor, que é mais intenso que as variedades Pink produzidas em outros países. Há também a paluma branca, que é caracterizada pela sua polpa branca, divergindo da tradicional goiaba paluma. A cor é a principal diferença, já que o restante é muito semelhante à de polpa vermelha.

Propriedades e benefícios da goiaba Paluma

A goiaba paluma tem propriedades nutricionais bem elevadas, sendo ideal para quem está buscando ingerir alimentos mais saudáveis. A goiaba é rica em fibra alimentar, possuindo 6,2 g a cada 100 g da fruta. Possui também boa quantidade de vitamina C, cerca de 80 mg, o que ultrapassa o total a ser ingerido da substância diariamente. Há também muito fósforo (15,4 mg), manganês (0,1 mg), magnésio (6,9 mg), cálcio (4,5 mg), potássio (197 mg), entre outros.

Outras propriedades da goiaba paluma que são favoráveis à saúde são: a presença de 7 mg de licopeno, correspondendo à quantidade necessária para o dia; níveis excepcionais de vitaminas B (niacina e piridoxina), betacaroteno e folato. Por ser repleta de vitaminas, minerais, fibras e outras substâncias saudáveis, a goiaba é apontada por nutricionistas como uma das frutas mais completas e equilibradas.

Dessa forma, a goiaba paluma possui benefícios diversos para o organismo. Por exemplo, a grande quantidade de vitamina C faz com que o sistema imunológico fique fortalecido contra doenças infecciosas, tosse, gripe e resfriado. Além disso, a vitamina C e os antioxidantes também presentes na fruta ajudam no combate dos radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento de todo o nosso corpo e por alguns tipos de câncer.

A goiaba pluma é ótima na diminuição dos níveis de colesterol e da pressão arterial, graças à presença do licopeno e das fibras solúveis. Essa fibra consegue se conectar aos ácidos biliares, impedindo a absorção de gordura em excesso. Além disso, o fato de a fruta ser rica em potássio faz com que proporcione benefícios para o coração e os vasos sanguíneos. Assim, a ingestão de um mero pedaço de goiaba todos os dias é fundamental no controle do colesterol, das triglicérides, da pressão sanguínea e para a saúde cardiovascular.

Entre outros benefícios da goiaba paluma podemos destacar a ajuda que ela proporciona a pessoas diabéticas, já que a fruta contribui para evitar picos de glicose e insulina sanguíneas, que devem ser controlados pelos pacientes. Estudos em desenvolvimento indicam que a goiaba poderia também auxiliar na prevenção do desenvolvimento da diabetes tipo 2.

Além disso, comer goiaba faz bem para a pele, sabia? A presença das vitaminas A e C, do licopeno, do betacaroteno e de outros antioxidantes deixam a pele mais jovem e saudável, impedindo o surgimento de novas linhas de expressão e de rugas, além de auxiliar na renovação das células. Ela também é recomendada para controlar o intestino, diminuindo os sintomas de quem estiver com diarreia ou algum desarranjo intestinal.

Como plantar goiaba Paluma em casa

Se você gosta desta fruta e quer saber como plantar goiaba paluma, apresentaremos a partir de agora todos os detalhes para você iniciar o cultivo e ter vários exemplares desta deliciosa fruta em sua casa. Se você fizer o cultivo da goiaba pluma por meio de sementes, primeiramente, retire a polpa de uma goiaba bastante madura. Você deverá levar essa polpa a uma peneira embaixo de uma torneira com água corrente. Separe e enxague as sementes. Em seguida, coloque-as para secar à sombra. Após elas secarem, plante a muda de goiaba paluma em um vaso ou em um saquinho de muda assim que possível.

Caso você plante as mudas em um período seco, será preciso regar a goiaba pluma todos os dias. Para manter a umidade no cultivar, você pode pôr em cima do vaso uma camada de palha. Após dois ou três meses do plantio, a goiaba estará com uma altura interessante para poder ser transplantada para o solo. Em seu quintal, cave um buraco de aproximadamente 30 cm de profundidade e coloque a muda. Importante: é preciso cerca de 25 metros quadrados de área para o cultivo.

Vale ressaltar que o terreno deve ser plano ou então ter pouca inclinação. Pode ser necessário aplicar esterco e calcário no solo antes do transplante e uma vez ao ano, com o objetivo de manter o cultivar saudável. É recomendável que o plantio da muda ocorra no início do verão, já que as goiabeiras dão mais frutos em locais de clima quente, com temperatura variando entre 25ºC e 30ºC. Os primeiros frutos de goiaba pluma deverão começar a surgir 14 meses a partir do cultivo das mudas de goiaba paluma.

Mas para que você garanta um cultivo de goiaba paluma pleno e saudável, é importante tomar alguns cuidados. Um deles é manter a árvore sempre podada, retirando os excessos de folhas e galhos. Isso melhora a insolação e a ventilação da copa, contribuindo no combate a pragas e doenças.

Uma praga muito comum é o famoso bicho da goiaba. Para evitar que ele apareça desde o começo do desenvolvimento da árvore, ensaque as primeiras goiabas no próprio pé por meio de embalagens apropriadas. Outra forma de evitar essa praga é colher os frutos ainda em processo de amadurecimento e deixá-los em local seco e arejado até que estejam prontos para o consumo. Em caso de outras dúvidas, ou se você pretende plantar a fruta em larga escala, procure informações sobre a goiaba paluma na Embrapa, que reúne técnicos e especialistas nessa questão e auxilia os produtores brasileiros a alcançarem os melhores resultados.

 

Confira outros tipos de goiaba:

Benefícios e Propriedades da Goiaba

Benefícios e Propriedades da Goiaba Kumagai

Benefícios e Propriedades da Goiaba Tailandesa

Benefícios e Propriedades da Goiaba Cortibel