Benefícios da Goiaba Tailandesa para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A goiaba é uma fruta bastante apreciada entre os brasileiros e oferece uma grande diversidade de formatos e sabores. Entre elas temos a paluma, cortibel, kumagai, Pedro Sato, Sassaoka e a tailandesa. A cultivo de goiaba tailandesa costuma se dar mais comumente no sudeste e nordeste do Brasil, embora também possa ser encontrada em outras localidades, com finalidades distintas, já que a goiaba pode ser consumida de diversas maneiras e, inclusive, ser exportada para outros países que também consomem o fruto.

No caso da goiaba Tailandesa, a origem remete ao país asiático, que detém ótimas condições para o plantio, já que é uma região de clima tropical e com períodos chuvosos bem definidos. O que vai diferenciar essa espécie de goiaba é que ela fornece não apenas frutos de tamanho normal, mas também pode gerar uma goiaba tailandesa gigante, com um tamanho bem fora do comum. Elas podem chegar de 600 gramas a até 1 kg cada exemplar.

Goiaba Tailandesa

E como a fruta é maior, ela oferece um valor de mercado também mais elevado, aumentando a rentabilidade do produtor e de quem a revende. Não à toa, essa versão da goiaba também começou a ser cultivada no Brasil a partir de sementes que vieram da Tailândia. No entanto, ainda é um pouco difícil de encontrá-la no comércio local. A polpa da goiaba tailandesa é levemente vermelha e possui poucas sementes. Seu sabor é marcante e doce, como as demais goiabas.

Propriedades e benefícios da goiaba Tailandesa

A goiaba tailandesa tem propriedades muito nutritivas para o nosso corpo. Uma unidade grande da goiaba tailandesa reúne, por exemplo, cerca de 55% da fibra alimentar necessária para o organismo por dia. Além disso, possui diversas outras, vitaminas, minerais e outras substâncias e antioxidantes que são altamente positivos para os indivíduos. E sem oferecer tantas calorias.

Por exemplo, uma goiaba grande tem cerca de 120 kcal, o que corresponde a meros 6% da caloria a ser ingerida diariamente, seguindo, claro, um padrão de dieta de 2 mil calorias diárias. Nas propriedades da goiaba tailandesa, há uma quantidade significativa de carboidratos, quase 10% do necessário você vai encontrar nessa fruta, além de quase 3 gramas de proteínas.

Entre os benefícios da goiaba tailandesa está a capacidade de ela ajudar a controlar tanto os níveis de colesterol quanto do açúcar no sangue, o que pode auxiliar pessoas com diabetes e com problemas de colesterol alto. Tudo isso ocorre graças às fibras solúveis existentes na composição da fruta, que impedem que os níveis de ambos se elevem. Porém, é importante consumir bastante água, caso contrário, o excesso de fibras solúveis pode provocar prisão de ventre. Até por isso, a goiaba é popularmente recomendada para quem sofre de diarreia, pois costuma “segurar” o intestino até que ele se restabeleça naturalmente ou com a ajuda de medicamentos.

O potássio presente na goiaba tailandesa potencializa a absorção de micronutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Já as vitaminas C e B presentes atuam no fortalecimento do sistema imunológico, impedindo o desenvolvimento de problemas como gripes, resfriados, tosses, doenças infecciosas, entre outros. Além disso, a goiaba tailandesa tem, entre outros benefícios, a presença dos antioxidantes que ajudam a limpar o organismo, eliminando os radicais livres que são nocivos para o corpo, levando o mesmo ao envelhecimento precoce e a alguns tipos de câncer.

Outro benefício destacado é o bem que a goiaba tailandesa faz para a pele. Isso se deve graças às vitaminas A e C, ao licopeno, ao betacaroteno e outros antioxidantes que protegem a pele contra rugas, linhas de expressão, deixando a cútis mais jovem e saudável.

Como plantar goiaba Tailandesa

Se você quer cultivar uma muda de goiaba tailandesa em sua casa, precisa prestar a atenção a vários detalhes. Inicialmente, é importante saber que o clima preferencial para a fruta render bem é mais quente, pois geadas e áreas encharcadas podem comprometer ramos e folhas.

É fundamental que o solo seja bem drenado e que possua boa profundidade para as raízes se desenvolverem. Há locais em que o cultivo ocorre sem as regas artificiais. Neste caso, contudo, é uma questão a ser analisada, dependendo da finalidade de como plantar goiaba tailandesa, da quantidade e dos objetivos, se são apenas caseiros ou industriais, por exemplo.

A melhor forma para plantar a goiaba tailandesa é por meio de estacas e enxertos. Caso seja feito por sementes, é possível que a colheita leve mais tempo, porque o cultivar poderá permanecer um longo tempo apenas vegetando, além da possibilidade de surgirem frutos de menor qualidade. Ou seja, se você quiser fazer o plantio de sementes de goiaba tailandesa em vaso, saiba que, após ele atingir uma altura satisfatória, deverá ser transplantado para o seu quintal, para que ele se desenvolva normalmente.

Mas quanto tempo leva para produzir a goiaba tailandesa? Bem, para começar a dar os primeiros frutos, contando desde o plantio no vaso, por exemplo, leva mais ou menos 14 meses. Porém, ela pode render bastantes frutos por colheita, já que as goiabeiras são muito produtivas.

Agora, se você quer deixar a goiaba tailandesa gigante, é importante deixar somente de um a dois frutos por galho, pois isso abrirá espaço para que eles cresçam além da conta. Outro cuidado importante é manter a árvore sempre bem podada e livre de pragas e doenças, em especial a chamada “mosca da fruta” e outros insetos. Porém, vale ressaltar que a goiaba tailandesa é bastante resistente.

Para evitar qualquer tipo de problema, é recomendado pulverizar produtos químicos uma ou duas vezes. Outra dica é, logo que as furtas começarem a aparecer, proteger os frutos com saquinhos de TNT, o que afastará a fruta de moscas, larvas, pássaros e até morcegos, que são fãs da fruta. Outra maneira de evitar essa praga é colher os frutos ainda durante a maturação e deixá-los em local seco e arejado até que estejam prontos para o consumo. O único problema é que, assim, não há chance de as goiabas tailandesas crescerem e atingirem tamanhos maiores do que as convencionais.

 

Confira outros tipos de goiaba:

Benefícios e Propriedades da Goiaba

Benefícios e Propriedades da Goiaba Kumagai

Benefícios e Propriedades da Goiaba Cortibel

Benefícios e Propriedades da Goiaba Paluma