Benefícios da Laranja Seleta para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A Laranja Seleta, de nome científico Citrus sinensis, tida como laranja doce (para distingui-la de espécies relacionadas, como laranja azeda, C. aurantium e tangerineira, C. reticulata), é uma pequena fruta da família Rutaceae (família dos citros) originária do sul da China, onde foi cultivada por milênios.

Hoje, a laranja seleta é plantada comercialmente em todo o mundo em regiões tropicais, semitropicais e algumas zonas temperadas, tornando-se a árvore frutífera mais amplamente cultivada no mundo. Essa é a fruta mais popular do planeta, consumida fresca e usada como suco.

Propriedades da Laranja Seleta

a árvore pequena e espinhosa, que normalmente cresce a 7,5 m, mas ocasionalmente alcança alturas de até 15 m, geralmente com uma coroa compacta.

laranja seleta

As folhas são resistentes e perenes, variam de elípticas a alongadas e ovais, com 6,5 a 15 cm de comprimento e 2,5 a 9,5 cm de largura, geralmente com asas estreitas nos pecíolos (hastes das folhas).

As flores brancas perfumadas são produzidas isoladamente ou em grupos de até 6 unidades, têm cerca de 5 cm de largura, com 5 pétalas e 20 a 25 estames amarelos.

O fruto, que pode ser globoso ou oval, tem tipicamente de 6,5 a 9,5 cm de largura e amadurece com uma coloração entre o laranja e o amarelo. A casca da fruta contém numerosas pequenas glândulas sebáceas. A carne ou polpa é tipicamente suculenta e doce (a melhor laranja para suco), dividida em 10 a 14 segmentos (embora existam variedades de laranja sem sementes) e diferem em cor do amarelo para o laranja ou vermelho.

A laranja seleta tem propriedades que são ricas em vitaminas A, C e potássio, sendo ingeridas frescas ou processadas em sucos, que podem ser consumidos imediatamente ou transformados em concentrado, ambos usados ​​em inúmeros refrigerantes, coquetéis, punções e licores (embora muitos licores de laranja sejam feitos da fruta azeda, em vez das doces, ou de uma combinação).

Frutas e cascas de laranja seleta são usadas em numerosas sobremesas, doces e geleias, compotas cristalizadas, bem como biscoitos e bolos. O óleo derivado das cascas dessa laranja, bem como flores, folhas e galhos é usado como elemento essencial em perfumes.

O óleo da semente de laranja também pode ser utilizado na culinária ou como componente em plásticos.

As flores de laranjeira produzem mais néctar do que qualquer outra fonte em alguns países e são importantes para a produção de mel (mais de 25% do mel produzido na Califórnia provém dos laranjais).

O custo x benefício da fruta é incontestável, pois a laranja seleta possui preço popular e inúmeros benefícios.

Dados Importantes:

A laranja seleta é suscetível a pragas e patógenos, incluindo a mosca-das-frutas (Ceratitis capitata). Numerosas manchas foliares, ferrugem e podridão das raízes (incluindo Cercospora, Colletotrichum Fusarium, Phytophthora e muitas outras), vírus que podem significativamente reduzir os rendimentos.

Em 2004, o Brasil colheu 18.300.000 toneladas de laranja, o que correspondeu a 45% do total de frutas produzidas naquele ano. A partir deste marco, a laranja passou a ser o elemento central do setor frutícola.

Benefícios da Laranja Seleta

O fruto de qualquer árvore cítrica é considerado um hesperidium (um tipo de baga modificado) porque tem sementes abundantes, é carnoso e macio, deriva de um único ovário e é coberto por uma casca originada por um espessamento acidentado da parede do ovário.

Dentre os diversos nomes de laranja, com a seleta não é diferente. Assim, a laranja seleta tem como benefícios à saúde:

  • Laranja seleta pode ajudar a melhorar a capacidade de raciocínio e memória. Vários componentes da laranja, como potássio, ácido fólico e outros antioxidantes, são conhecidos por oferecerem benefícios neurológicos. Sabe-se que o folato reduz a ocorrência da doença de Alzheimer e o declínio cognitivo. O potássio tem sido associado ao aumento do fluxo sanguíneo para o cérebro e melhora da cognição, concentração e atividade neural.
  • As laranjas são úteis para a saúde mental de mulheres grávidas e seus bebês. As laranjas seletas são uma excelente fonte do complexo vitamínico B, como folato ou ácido fólico. O folato demonstrou ajudar na criação do tubo neural e na formação de eritrócitos em bebês pré-natais. A deficiência de ácido fólico em mulheres grávidas pode levar ao nascimento de bebês abaixo do peso e também pode resultar em defeitos do tubo neural em recém-nascidos.
  • Laranjas seletas podem ajudar a manter a pressão sanguínea saudável. Laranjas são envolvidas com potássio e um baixo teor de sódio. As frutas são bem conhecidas também pelo alto teor de potássio. Uma laranja seleta grande contém 333 miligramas de potássio, comparado a zero miligrama de sódio. Isso ajuda os vasos sanguíneos a relaxar e manter a pressão arterial adequada.
  • Laranjas podem ajudar a melhorar a saúde do coração. Fibra, vitamina C, vitamina B6 e potássio são conhecidos por melhorarem a saúde do coração. Os recomendados 4,700 miligramas (mg) de potássio não são obtidos por muitos indivíduos no mundo, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição, apesar dos benefícios do aumento da ingestão de potássio.
  • A fruta pode ajudar a combater infecções. Uma laranja seleta grande tem 163% dos requerimentos diários de vitamina C. A vitamina C é um poderoso antioxidante solúvel em água natural que ajuda o corpo a desenvolver resistência contra agentes infecciosos e elimina os radicais livres causadores de câncer no corpo.
  • São excelentes em manter o cabelo e a pele saudáveis. A ingestão adequada de vitamina C não só melhora o sistema imunológico, mas também pode criar e manter o colágeno, uma proteína essencial encontrada no cabelo e na pele. Além disso, as laranjas contêm vitamina A, queé conhecida por manter o cabelo hidratado através do aumento da produção de sebo.

A laranja seleta melhorará a saúde digestiva e promoverá a regularidade do sistema corporal. Laranjas contêm uma quantidade significativa de fibra dietética com quatro gramas por xícara. A ingestão diária recomendada de fibras alimentares para homens e mulheres é de 38 gramas e 25 gramas, respectivamente. As fibras podem ajudar a prevenir a constipação, tornando o movimento intestinal mais regular.

 

Confira outros tipos de laranja:

Benefícios e Propriedades da Laranja

Benefícios e Propriedades da Laranja Pera

Benefícios e Propriedades da Laranja Lima

Benefícios e Propriedades da Laranja Bahia