Benefícios da Maçã Argentina para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

A maçã de Isaac Newton, da bruxa da Branca de Neve, o fruto proibido de Adão e Eva… além de ocupar nosso imaginário nas ciências, nos contos de fada e nas crendices, ela marca presença em nossas mesas, seja ao natural, ou em forma de sucos, tortas, doces ou saladas. Tem ainda a vantagem de poder ser conservada por mais tempo, preservando seu sabor e nutrientes.

Originária da Ásia, a maçã já era usada há milênios como fonte de alimento dos povos de regiões frias. Nos EUA, ela chegou por volta de 1800 e, de lá para cá, conquistou o restante da América.

Hoje consumida no mundo todo, uma das variedades mais populares no Brasil é a maçã argentina. Descubra agora os benefícios que ela traz para o seu corpo e sua saúde.maçã argentina

Por que consumir maçã argentina?

Também chamada de Red Delicious, a variedade que conhecemos como maçã argentina na verdade veio da Ásia Central. De formato mais esférico, ela enche os olhos com sua cor vermelho vibrante e atiça o olfato com seu aroma intenso. Seu sabor, no entanto, tende para o doce suave.

De textura firme, uma de suas maiores características é ter a polpa mais farinhenta. Além de consumida ao natural, a maçã argentina é muito usada em sobremesas, tortas, geleias e compotas, sendo a preferida no preparo de papinhas e purês para bebês.

Maçã argentina propriedades

Uma boa indicação para a saúde é consumir uma maçã por dia, pois ela atua em várias áreas do nosso organismo. Conheça algumas das principais propriedades da maçã argentina:

  • Minerais: grande quantidade de potássio, que funciona como um diurético para combater a retenção de líquidos. Também possui cálcio, que, combinado com fósforo, ajuda na formação e no fortalecimento dos ossos e dos dentes e no combate à osteoporose.
  • Fibras solúveis: a maçã é rica em pectina, um antioxidante que dificulta a absorção de gorduras e glicose.
  • Vitaminas: B1 (atua no metabolismo de glicose e aminoácidos); B2 e B3 (Niacina), ambas com ação antioxidantes, que atuam no combate a radicais livres e no sistema nervoso; A e C, flavonoides com propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas, que também ajudam a combater os radicais livres causadores do envelhecimento. A vitamina C também ajuda na produção de colágeno, que revitaliza e dá mais firmeza à pele.

Para preservar os nutrientes, é recomendável consumir a maçã com casca, até porque suas fibras auxiliam na digestão e promovem a limpeza do organismo.

Maçã argentina benefícios

Além de usada na alimentação, em tortas, doces, geleias, sucos e bebidas alcoólicas, como o licor e a sidra, são incontáveis os benefícios da maçã argentina.

Indicada para quem procura uma alimentação mais saudável, com controle da forma física e prevenção de várias doenças, veja como a maçã argentina pode atuar no seu corpo:

  • Controle do peso: Com uma média de 70 a 80 kcal, a maçã alimenta e gera sensação de saciedade, o que faz dela um bom componente para dietas de emagrecimento.
  • Por conter bastante água e fibras solúveis, previne problemas intestinais, combate a obesidade, o reumatismo, gota e diabetes.
  • Controle da taxa de colesterol e do diabetes: pelo alto teor de Pectina encontrada em sua casca, que dificulta a absorção de gordura e glicose pelo organismo. A casca da maçã também pode ser usada em chás, que atuam como diuréticos.
  • Reduz a retenção de líquidos: devido ao alto teor de potássio da polpa funciona como um diurético. Além disso, ajuda a liberar o Sódio do organismo.
  • Previne doenças cardíacas: Por conta do potássio e da pectina, a maçã é ótima para o coração, pois evita o acúmulo de gorduras na parede arterial. Além disso, melhora a circulação sanguínea.
  • Higiene bucal: De polpa firme, mordidas em maçã promovem a limpeza nos dentes e fortalecimento da gengiva.
  • Antienvelhecimento: Por ser rica em antioxidantes, o consumo de maçã ajuda a reduzir as rugas e a flacidez da pele.
  • Entre outros benefícios da maçã argentina também está o combate à prisão de ventre, pois ela absorve a água e estimula o trânsito intestinal.

Variedades de maçã

Ao contrário do que muita gente imagina, existem milhares de variedades de maçãs, encontradas principalmente em climas temperados e tropicais. Reunimos abaixo as variedades mais populares no Brasil e facilmente encontradas nas feiras orgânicas e supermercados.

  • Maçã Fuji – De origem no Japão, tem sabor doce e levemente ácido, sendo encontrada também na Austrália, Brasil e Argentina. De polpa mais crocante e suculenta, é uma das mais produzidas no Brasil. Contém 56 calorias.
  • Maçã Golden Delicious – De origem nos EUA, sua casca possui um tom amarelo esverdeado. De polpa clara, a maçã Golden Delicious é doce, crocante e sumarenta.
  • Maçã Gala – De origem na Ásia Central. Com larga produção nacional, possui cor vermelha com rajadas verdes e amarelas. De polpa macia e rica em açúcares, tem um suave sabor de baunilha. Calorias: 63 kcal em média.
  • Maçã Red Delicious ou Argentina – De uma coloração avermelhada, intensa e brilhante, possui sabor doce e tem fácil digestão. Sua polpa é pouco suculenta e tem uma textura ligeiramente farinhenta. Maçã argentina calorias: 65 calorias.
  • Maçã Verde (Granny Smith) – Originária da Austrália, apresenta casca de cor verde e tem a polpa crocante e suculenta, com um sabor mais azedo. Rica em clorofila, a maçã verde é usada no acompanhamento de pratos salgados, saladas e sucos Detox. 65 calorias.
  • Maçã Arkansas Black – Como o nome diz, é originária do estado de Arkansas, EUA. Seu maior diferencial é a cor da pele, uma tonalidade de vinho que fica mais escura de acordo com seu amadurecimento. Seu sabor é mais azedo.
  • Maçã Braeburn – Não é tão popular no Brasil, mas é das mais tradicionais do mundo, com origem na Nova Zelândia. Sua casca tem uma série de listras de cor laranja e vermelhas em um fundo amarelo. De textura crocante, o sabor da maçã Braeburn é doce e levemente picante.

Maçã argentina preço

Embora a maçã não seja uma fruta de custo elevado para o consumidor médio, a maçã argentina é uma variedade que custa um pouco mais do que as outras. Em média, seu preço gira em torno de R$ 9,48 por kg, o que faz uma unidade custar em média R$ 0,90.  Mas isso vai depender sempre da estação do ano em que você vai comprá-la.

Maçã argentina para bebê

Como uma fruta muito saudável e rica em nutrientes, a maçã é muito indicada para as primeiras alimentações sólidas do bebê. E dentre elas, a mais recomendada é a maçã argentina, por possuir uma polpa mais macia, suculenta e docinha, fácil de ser digerida. Use-a amassadinha, em forma de purê. Além de alimentar, ela é excelente para o funcionamento do intestino do seu filhote.

 

Confira outros tipos de maçã:

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Maçã Verde

Benefícios e Propriedades da Maçã Fuji

Benefícios e Propriedades da Maçã Gala