Benefícios da Maçã Gala para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

Quem acha que maçã é tudo igual precisa rever seus conceitos, pois essa fruta, que é super bem-vinda em dietas, tem mais variedades do que você imagina e benefícios sem fim. Entre outras vantagens, o açúcar presente nela, a frutose, demora mais tempo para ser absorvido pelo organismo. Por isso, ela é liberadíssima para a alimentação de diabéticos ou para quem quer manter o peso. Vamos conhecer mais sobre a Maçã Gala?

Maçã Gala, doce sabor

Uma das mais cultivadas e consumidas no Brasil, a maçã Gala é um tipo de maçã mais doce, com um leve sabor de baunilha. Seu formato é menor, com casca fina e polpa macia. Na aparência, ela tem coloração avermelhada, com tons de amarelo e verde, ficando muito interessante também para fins ornamentais. Rica em antioxidantes e nutrientes, a maçã Gala é ideal para ser consumida in natura, mas também é muito usada em doces e geleias.

maçã gala

A única observação sobre essa variedade é que ela é mais difícil de se conservar, pois é pouco resistente ao armazenamento. Por isso, o ideal é que se consuma o mais rápido possível após a compra.

A Maçã Gala emagrece?

Segundo especialistas, a maçã favorece a redução de peso por conter fibras que geram a sensação de saciedade, além de auxiliar no funcionamento do intestino. Além disso, por apresentar fito químicos, também atua na prevenção ao câncer, doenças cardiovasculares, protegendo ainda contra asma e diabetes. Por isso, tanto a maçã quanto seu suco ou extrato são muito bem-vindos numa alimentação saudável de prevenção a várias doenças.

Maçã Gala calorias – Se você é do tipo que fica de olho nas calorias de tudo o que consome, a boa notícia é que a maça Gala não é muito calórica. Em média, essa variedade tem cerca de 63 kcal.

E aí? O que está esperando para colocar na sua dieta essa fruta saborosa e saudável?

Maçã Gala propriedades

A maçã Gala, assim como as outras variedades, apresenta em sua polpa nutrientes essenciais, como potássio, carboidratos e vitaminas (A, B, C e E). Na casca da fruta estão os compostos antioxidantes, que protegem as células do organismo, e as fibras, que trazem a sensação de saciedade e auxiliam no funcionamento do intestino.

Achou interessante? Pois saiba que a maçã tem muito mais a oferecer. Ela possui uma fibra solúvel, a pectina, que ajuda a diminuir o colesterol ruim, atua no combate à gastrite e previne também contra o câncer. Agora que você já conhece as propriedades da maçã Gala, viu quanta coisa boa é possível encontrar em uma só fruta?

Maçã Gala benefícios

Além de saborosa, a maçã Gala é um alimento sem contraindicações, que oferece grandes benefícios na prevenção de doenças. Ela atua como uma “vassourinha”, fazendo uma verdadeira limpeza no organismo, ajudando na digestão e proporcionando um melhor aproveitamento dos nutrientes pelo seu corpo. Veja agora o que essa fruta pode fazer a favor da sua saúde:

Benefícios da Maçã Gala

1) Boa parceira das dietas de emagrecimento: por conta da pectina presente na casca, a maçã Gala ajuda a acelerar o processo digestivo, consequentemente favorecendo a eliminação de toxinas e a queima de calorias.

2) Ajuda a equilibrar o organismo na menopausa: devido ao mineral Boro e ao Magnésio, a maçã Gala ajuda a repor as perdas que ocorrem durante a menopausa da mulher.

3) Previne a celulite: sim, ela desintoxicar o organismo, portanto é ótima para queimar gordurinhas e prevenir contra a celulite.

4) Auxilia no combate à diabetes: devido à pectina presente na casca da fruta, que evita os picos de insulina. Também possui polifenóis que inibem a ação das enzimas que absorvem carboidratos e levam açúcar ao sangue.

5) Eficaz na higienização dentária: nada melhor do que boas mordidas na maçã naquele momento em que não se tem uma escova à mão. Ela é considerada um “alimento detergente”, que, no ato de

mastigar, limpa a superfície do dente e a gengiva, pelo atrito com o alimento. Só não pode trocar a escovação pela fruta, ok?

6) Combate à diarreia: a maçã Gala pode auxiliar na regularização do intestino. Como se diz popularmente, ela ajuda a “prender” o intestino e, é claro, alimenta, repondo as perdas. Mas não exagere, porque ela também tem pectina, fibra solúvel que estimula a digestão.

7) Calmante: sim, a maçã tem propriedades calmantes e atua junto ao sistema nervoso, gerando uma sensação de relaxamento. Você pode tanto ingerir algumas fatias da maçã quanto tomar um chá com a casca da fruta.

8) Uma pele mais bonita: consumir maçã ajuda a revitalizar a pele, deixando-a mais bonita, tonificada e com aspecto saudável.

9) Atua como agente antienvelhecimento: a maçã Gala é bastante eficaz para prevenir envelhecimento da pele, por conter antioxidantes que combatem os efeitos dos radicais livres.

10) Auxilia no combate ao colesterol: ela é uma fruta “sequinha”, pouco calórica, portanto, é liberada para consumo de diabéticos e pessoas que precisam controlar o índice glicêmico.

MAÇÃ GALA E FUJI – Como diferenciar

Muita gente confunde a maçã Gala com a Fuji. Por isso, anotamos algumas diferenças para você não errar mais. Veja agora quais as propriedades de cada uma:

  • Valor calórico: as duas possuem quase a mesma quantidade de calorias: entre 55 kcal e 70 kcal.
  • Sabor: a maçã Gala tem um sabor mais doce e suave. A Fuji é um pouco mais ácida.
  • Nutrientes: a Gala tem mais Cálcio e quercetina (flavonoide que controla o colesterol). A Fuji tem menos fibras e mais vitamina C.
  • Textura: a maçã Gala tem a polpa mais macia e a Fuji é mais firme e suculenta.
  • Coloração: Enquanto a maçã Gala é avermelhada, com tons de verde e amarelo, a maçã Fuji é vermelha com manchas alaranjadas. Quanto à cor da polpa, a Fuji possui um tom amarelo mais esverdeado que a Gala.
  • Durabilidade: a maçã Gala é menos resistente ao armazenamento que sua “prima” japonesa, a maçã Fuji.

Variedades de maçã

Além da maçã Gala, existem vários tipos de maçã que você pode consumir. Preste atenção nas características antes de escolher a sua fruta na feira ou supermercados.

1) MAÇÃ FUJI – Como se percebe pelo nome, ela tem origem no Japão e seu nome vem do local onde foi cultivada pela primeira vez, a região de Fujisaki. De tamanho médio a grande e formato arredondado, possui casca vermelha e manchas alaranjadas, com polpa firme. Suculenta e levemente ácida, ela é muito usada no preparo de doces.

2) MAÇÃ GALA – Essa variedade é originária da Nova Zelândia. De formato pequeno a médio, possui casca mais fina, de coloração vermelha, com rajadas de verde e amarelo. De polpa macia, a Gala tem média acidez e um aroma marcante. Ideal para dietas de emagrecimento, apresenta em média 55kcal a 60 kcal e é muito saborosa. Sua desvantagem é que estraga com mais facilidade.

3) RED DELICIOUS ou ARGENTINA – Originária dos EUA, é uma maçã de sabor leve, sem nenhuma acidez que pode ser melhor consumida no Brasil de setembro a dezembro. Um ótimo ingrediente para geleias, tortas e doces, mas também é usada ao natural em saladas. De formato maior e de cor vermelho intenso, sua polpa é dourada e mais “farinhenta”.

4) MAÇÃ VERDE GOLDEN DELICIOUS – Tem origem nos EUA e é muito cultivada na Europa, onde é usada em diversas receitas culinárias. Mais redonda que a Red, é facilmente identificada pela cor amarelada da casca. Muito suculenta e doce, vai bem em saladas de maionese e salpicão.

5) MAÇÃ VERDE GRANNY SMITH – Esse tipo de maçã tem DNA australiano. Mais ácida do que a maçã Golden, tem polpa crocante e um sabor azedinho característico. Vai muito bem em doces, geleias, salpicão e nos famosos sucos verdes. Boa pedida para a saladas natalinas, é a protagonista das famosas tortas de maçã americanas.

 

Confira outros tipos de maçã:

Benefícios e Propriedades da Maçã

Benefícios e Propriedades da Maçã Verde

Benefícios e Propriedades da Maçã Fuji

Benefícios e Propriedades da Maçã Argentina