Benefícios do Abacaxi Pérola para a saúde

Compartilhe as informações sobre este alimento

O abacaxi pérola é uma variedade do abacaxi que pertence à família “Bromelianceae”. O abacaxi pérola tem nome cientifico idêntico ao do abacaxi, isto é, “Ananas comosus” e sua origem remete à América do Sul. A fruta hoje é cultivada em várias partes do mundo devido ao fato de ter caído no gosto de todas as culturas.

O abacaxi pérola tem como características uma polpa amarelo-pálida e sabor bem marcado e doce, porém, não muito ácido. Sua casca é esverdeada mesmo quando o fruto está maduro, sendo que pode ser preciso apertá-lo levemente para saber se ele ainda está verde (duro) ou maduro (macio).

abacaxi perola

Os mais famosos abacaxis são o pérola e o Havaí, e há algumas diferenças importantes que devem ser verificadas. O Havaí, por exemplo, é mais redondo e tem pelo nas escamas, o que dá a impressão de a fruta estar “arrepiada”. Nesse tipo de abacaxi, há espinhos apenas na ponta. Além disso, as escamas são bem desenvolvidas, não importando a maturação. Já o abacaxi pérola, costuma ser mais alongado. Há espinhos em toda a sua extensão. Já suas escamas são maiores do que no Havaí e vão depender da maturação: quanto maior, mais maduro o fruto está.

Quanto a valores, o abacaxi pérola tem preço semelhante ao Havaí, sendo que ambos variam bastante, pois dependem da oferta de frutas e da procura pelos consumidores, além de condições climáticas, de transporte entre outras questões.

Propriedades e benefícios do abacaxi pérola

Cada 100 gramas do abacaxi pérola oferece propriedades bastante saudáveis ao organismo. Há 34,6 mg de vitamina C, 22 g de cálcio, 131 mg de potássio e 0,9 g de proteínas. Além disso, o abacaxi pérola tem poucas calorias, apenas 48 kcal em uma fatia, o que significa que é um ótimo aliado para quem quer emagrecer. Outra propriedade do abacaxi pérola é que é diurético, possibilitando uma maior eliminação dos líquidos que costumam ficar retidos dentro do corpo.

E por falar em mundo fitness, entre outros benefícios do abacaxi pérola, há que se destacar também a capacidade de suas fibras promoverem uma maior sensação de saciedade no estômago, além de dar maior alívio às dores musculares e nas articulações que podem ocorrer após a prática de exercícios físicos.

Comer abacaxi pérola traz outros benefícios. Entre eles uma maior proteção no que se refere à coagulação do sangue, o que vai ajudar a evitar problemas cardíacos. Além disso, o manganês presente na fruta contribui na prevenção de doenças ósseas. A vitamina C presente no abacaxi pérola fortalece o sistema imunológico contra doenças infecciosas, gripe e resfriado.

A fruta também tem ação antioxidante, o que garante que suas substâncias enfrentem e eliminem os radicais livres e as células nocivas ao nosso organismo que podem levar ao envelhecimento precoce e causar alguns tipos de câncer.

Como plantar abacaxi pérola

Se você quer saber como plantar abacaxi pérola, deve se atentar a uma série de questões. O primeiro aspecto é quanto ao solo, que deve possuir uma textura média, isto é, areno-argiloso, ou, então, leve, mais puxado para o arenoso. É preciso que o solo também seja muito bem drenado, preferencialmente plano e com uma boa profundidade. No que tange à sua acidez, é recomendável que o pH fique em torno de 5.0. Outra dica importante quanto ao solo é que ele não pode ser encharcado, caso contrário, poderá comprometer o cultivo do abacaxi pérola.

A época de plantio mais recomendada é no início da estação chuvosa, pois facilita que as mudas se conectem ao solo e se desenvolvam. Contudo, é possível fazer o cultivo em qualquer época do ano dependendo da umidade do solo, da quantidade de mudas disponíveis e do período que você projeta para colher o fruto maduro.

O abacaxi pérola é um dos tipos mais procurados para o cultivo, pois ele é resistente a uma doença de fungos denominada fusariose, que afeta plantas, animais e até mesmo seres humanos. Essa variedade da fruta é muito forte e oferece folhas sem espinhos e ótimos frutos.

Ao escolher as mudas para o cultivo, lembre-se que é necessário que elas tenham um tamanho um pouco maior que um palmo, em torno de 25 cm. Elas devem ser adquiridas em locais onde o número de frutos podres tenha sido mínimo. Se a muda apresentar algum sinal de goma, é melhor descartá-la. Fique atento para escolher apenas mudas sadias e vigorosas. As mudas mais facilmente localizadas são: coroa, filhote, filhote-rebentão e rebentão.

O plantio das mudas pode ser realizado em covas, sulcos ou fendas, sendo este o mais recomendado. Se você não tiver um sulcador, abra as covas com uma enxada, pá de plantio estilo havaiano ou como uma coveadeira mecanizada. As mudas podem ser plantadas em filas simples ou duplas.

A distância entre as covas pode variar, dependendo da variedade do destino da produção, do tanto de mecanização envolvida no cultivo, entre outros itens. Para produzir frutas in natura ou para fazer sucos, o espaçamento deve ser menor. Se o foco for industrial, o espaçamento deve ser maior e com menos frutas por área.

É importante manter o cultivar sempre livre de ervas daninhas. Faça a limpeza frequente para que elas não cresçam. É importante também fazer a adubagem da terra, com aplicação direta no solo, junto das plantas. Mas cuidado para não deixar cair adubo no olho da planta.

A irrigação é outro aspecto fundamental para o sucesso do abacaxi Havaí. Mesmo em locais com estações de chuva bem determinadas, é preciso irrigar as plantas regularmente e durante todo o ciclo de produção. Mas cuidado, pois o abacaxi é sensível não apenas à falta de água, mas também ao seu excesso. Por fim, a colheita. Vale lembrar que cada planta costuma dar apenas um fruto uma vez a cada três anos. Por isso, os cuidados devem ser grandes para o seu sucesso.

Mais informações a respeito do abacaxi pérola na Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que possui diversas orientações que podem auxiliar até mesmo quem quer fazer o plantio de forma profissional.

 

Confira outros tipos de abacaxi:

Benefícios e Propriedades do Abacaxi

Benefícios e Propriedades do Abacaxi Havai