Benefícios do Champignon para a saúde – Veja suas propriedades

Compartilhe as informações sobre este alimento

O champignon, também conhecido como Champion de Paris, é muito apreciado no mundo todo. Por seu sabor e aspecto requintados, é muito requisitado em diversos pratos, especialmente os mais finos e relacionados à alta gastronomia.

Mas saiba que o seu consumo também ocorre em pratos menos distintos. Além disso, o cogumelo champignon possui um alto valor proteico e ainda oferece inúmeros benefícios para a saúde. Neste artigo vamos apresentar de forma mais profunda quais propriedades o champignon reúne e que elementos ele agrega para ser tão bem quisto no paladar das pessoas.

Champignon no mundo oriental

Mas, o que é champignon? Bem, trata-se de um cogumelo comestível pertencente à família das agaricáceas, do gênero Agaricus. Apesar de ser uma novidade crescente no mundo ocidental, vale dizer que o champignon está na dieta oriental há muitos anos, fazendo parte do cardápio de muitas populações, que o consomem quase que diariamente.

No Japão, por exemplo, cujo consumo é bastante arraigado na sociedade, a expectativa de vida está em torno dos 80 anos, e um dos motivos apontados dizem que a inserção do champignon na comida é grande responsável por esse número.

Os benefícios do champignon

1.Nutritivo – Os benefícios do champignon são imensos para a saúde dos seres humanos. Altamente nutritivo, ao mesmo tempo possui pouca gordura, sendo positivo para quem não precisa perder peso. Para se ter uma ideia do valor nutricional do champignon, cada 100 gramas dele possuem 24,3kcal, 1,87g de proteínas, 4,96g de carboidratos e apenas 0,29g de gordura.

2.Rico em vitaminas – O champignon cogumelo é rico em vitaminas, especialmente do complexo B, essenciais para a saúde mental e emocional. Há também boa quantidade de fósforo, importante para os ossos e dentes. Já as fibras existentes no alimento champignon ajudam a combater o diabetes, já que ele possui propriedades hipoglicêmicas, que ajudam a baixar o açúcar do sangue.

3.Contém fibras – Outro ponto positivo relativo à presença de fibras no champignon é que elas propiciam uma melhora no trato intestinal, evitando problemas como prisão de ventre e outras situações. Além disso, as propriedades do cogumelo ajudam a combater alergias e inflamações, fortalecendo o sistema imunológico.

4.Controle na produção hormonal – Quem tem problema na tireoide pode consumi-lo, pois receitas com champignon ajudam a controlar a produção dos hormônios – alguns deles são secretados pela tireoide.

5.Forte oxidante – Entre as propriedades do champignon, se destaca o seu poder antioxidante, ao combater os radicais livres do nosso organismo. Isso graças à presença de expressiva quantidade de vitamina A que, aliada às do complexo B, ajudam a prevenir inúmeras doenças, como câncer, artrite reumatoide, cirrose, arteriosclerose, além de processos degenerativos comuns ao envelhecimento.

Curiosidades e receitas com champignon

Vale ressaltar que há inúmeras receitas com champignon que podem ser feitas no seu dia a dia, incrementando o seu cardápio e tornando-o mais saudável. Se você adquirir o champignon fresco, por exemplo, é possível inseri-lo em saladas ou lanches, ou mesmo fazer um wrap de carne com champignon.

Já o champignon em conserva pode ser aproveitado em risotos, estrogonofes e até mesmo como acompanhamento em pratos feitos com carne bovina. No entanto, uma dica fundamental: cogumelos em conserva carregam muito mais sódio do que os comprados in natura. Por isso, é importante quando estiver no supermercado olhar o rótulo e escolher aquele produto que possui menos sódio.

Além disso, quando for utilizar o champignon, é mais do que recomendável que ele seja bem lavado. Isso fará com que a parte do sódio que ainda não foi absorvida pelo alimento possa ser dispensada e, com isso, diminua os impactos do consumo do produto no organismo.

Outro prato bastante comum e que serve para diversos alimentos é o molho de champignon. E não é necessária muita coisa para fazê-lo. Basta ter um vidro de champignon, meia cebola picada ou ralada, óleo para dourar, meio tablete de caldo de galinha, uma caixinha de creme de leite, uma pequena dose de vinho branco, pimenta branca ou preta moída e tempero básico à gosto.

Coloque óleo na panela com a cebola e o tempero. Após dourar, ponha o caldo de galinha. Acrescente três dedos de água e mexa até formar um caldo uniforme. Coloque o champignon, inteiro ou fatiado. Mexa até ferver. Acrescente o vinho e mexa por mais três minutos. Desligue o fogo e complete com o creme de leite. Caso seja necessário engrossar o caldo, ponha maisena diluída em água. Esse molho pode ser utilizado como acompanhamento de um filé, por exemplo, ou mesmo para massas diversas, sendo uma ótima e diferente pedida.

No supermercado, é muito mais fácil encontrar o champignon em conserva do que o fresco. Vale dizer, também, que o champignon tem um preço diferenciado se você adquiri-lo in natura. Ele é mais caro e pode ser encontrado em feiras ou lojas especializadas em produtos orientais. Enfim, tudo vai depender de qual uso será destinado. Mas o sabor e as propriedades nutricionais permanecem.

Saiba mais: conheça os benefícios e propriedades de 9 tipos de cogumelos.

 

Artigos Relacionados:

9 tipos de Cogumelos e seus Benefícios e Propriedades

Benefícios e Propriedades do Shitake

Benefícios e Propriedades do Shimeji

Benefícios e Propriedades do Cogumelo Paris

Benefícios e Propriedades do Cogumelo do Sol