9 benefícios do Jambo para a saúde e suas propriedades

Compartilhe as informações sobre este alimento

O jambo é uma fruta muito conhecida e bastante consumida na região nordeste do Brasil. Entretanto, em outras regiões, o jambo não é ainda um alimento popular e pode, até mesmo, ser considerado como exótico.

Se você não conhece, o jambo pertence à mesma família da pitanga, da goiaba e da jabuticaba. O sabor é adocicado e a aparência lembra o formato da goiaba, com comprimento variando entre 3 e 5 centímetros. A casca é lisa e sua coloração pode variar, enquanto a polpa é firme.

jambo

Se você souber mais sobre o sabor e aroma do jambo e também sobre as propriedades dessa frutinha, certamente irá querer procurá-la no supermercado ou plantar seu próprio pé, para perfumar seu quintal.

Origem e cultivo

O jambo é uma fruta originária da Índia e Malásia, e se adaptou muitíssimo bem ao clima e ao solo do continente americano. Em razão disso, não será difícil encontrar um jambeiro na região Norte, Nordeste e Sudeste no território brasileiro.

Plantar um pé de jambo não é apenas uma ótima decisão para poder colher a fruta do pé, mas também para possuir uma belíssima árvore, o jambeiro, com suas lindas flores e delicioso aroma. O jambeiro é considerado uma árvore ornamental, então aproveite as dicas de plantio.

Caso consiga encontrar jambo na feira ou supermercado, você pode plantar as sementes da fruta. Dê preferência para o período da primavera e não se esqueça de que é imprescindível escolher um lugar ao ar livre e com bastante espaço, pois o jambeiro é uma árvore majestosa, a qual necessita de área disponível para crescer.

jambo benefíciosTenha atenção também com a incidência de sol, pois o jambeiro precisa de luz e de sombra no decorrer do dia. No momento de plantar, abra um buraco com cerca de 40 centímetros de profundidade e coloque nele água e húmus. Insira as sementes e regue, mas não muito.

A terra da árvore de jambo precisa ser mantida úmida, mas não molhada. O broto já poderá ser visto poucos dias depois do plantio e, após 30 dias, você terá um pequeno pé de jambo em seu quintal.

Ainda que o jambeiro adore o clima quente e úmido, é possível cultivá-lo quase no país todo, com exceção de regiões com geada. Você poderá colher jambos de janeiro a maio, por cerca de 20 anos, que é o tempo de produção do jambeiro. Ainda que a árvore comece a frutificar no quarto ano após o plantio, a produção comercial se dá apenas a partir do sexto ano.

Tipos de jambo e preço

No Brasil, as variedades de jambo mais facilmente encontráveis são o jambo amarelo, o branco, o rosa e o vermelho. Tal diferença está apenas na coloração exterior, pois a parte interior da fruta é sempre branca.

Caso sua opção seja por plantar sementes de jambo, o preço é bastante atrativo: menos de R$8,00 por 10 sementes. Já se você prefere cultivar uma muda, terá que investir cerca de R$15,00, mas verá que o valor varia nas diversas ofertas disponíveis na internet.

Benefícios do jambo

Entre todas as informações, a que certamente mais importa para você que consome ou está pensando em introduzir o jambo em sua alimentação é: quais os benefícios dessa fruta para a sua saúde?

1.Rico em proteínas e vitaminas – Proteínas, vitamina B1 e B2, fósforo, cálcio, vitamina C, pectina e antioxidantes…todos esses componentes estão no jambo e podem trabalhar em prol da saúde de seu corpo.jambo propriedades

2.Sua folha pode ser usada em receitas – Saiba, antes de tudo, que não apenas a fruta traz substâncias excelentes para o seu corpo, mas também a folha do jambeiro pode ser utilizada em algumas receitas.

3.Auxilia na dieta – Se você está de dieta, não tenha medo de comer jambo. Consegue acreditar que 100 gramas de jambo oferecem apenas 50 calorias? Pois é exatamente isso! Desse modo, ele pode ser incluído tanto no café da manhã quanto nos lanches da manhã e tarde.

4.Ajuda na perda de peso – Uma das grandes qualidades do jambo, para quem quer perder alguns quilinhos, é o sabor doce, que pode atuar na sensação de satisfação que todos sentimos após comer uma sobremesa. Assim, você sentirá que comeu um doce e a vontade passará, mas as calorias ingeridas não terão desrespeitado a dieta.

5.Rico em fibras – O jambo, assim como a maioria das frutas, é riquíssimo em fibras. As fibras são importantes por duas razões: acarretam a sensação de saciedade, fazendo com que você não sinta necessidade de ingerir porções muito grandes durante as refeições, e auxiliam no melhor funcionamento de seu intestino. Está sofrendo com prisão de ventre? Deixe o jambo resolver isso!

pé de jambo6.Ótimo diurético – Por outro lado, se você sofre com inchaço em razão da retenção de líquidos, o jambo também pode ser seu aliado nesse caso, pois ele é um excelente diurético. Assim como a prisão de ventre, a retenção de líquidos causa muito incômodo e a falsa impressão de sobrepeso.

7.Fortalece as defesas do corpo – Além de resolver problemas de saúde já existentes, é de extrema importância fortalecer as defesas de nosso corpo, com o objetivo de evitar problemas. Nessa questão, o jambo também é um aliado importante, pois possui grande quantidade de vitamina C.

8.Combate problemas estomacais – Ele é poderoso no combate a problemas estomacais, pulmonares e dores de cabeça. E há um último detalhe relevante, que é o fato de o jambo potencializar a produção de colágeno, o que reduz os sinais de envelhecimento precoce. Sim, você leu certo. O jambo ajuda a suavizar e combater aquelas ruguinhas e outros sinais da idade.

9.Ajuda a diminuir a febre – Não se esqueça de também utilizar as folhas do jambo, as quais possuem considerável teor de iodo e podem auxiliar na perda de peso e na redução da febre. A alternativa mais simples e eficiente é fazer um chá a partir das folhas de jambo.

Como você pode comer o jambo?

O jambo é uma fruta deliciosa e muito refrescante. Assim, você pode comê-la in natura, já que muitos dizem que a sensação é de estar comendo pétalas de rosa.

No entanto, há outras opções muito gostosas e criativas, para que você possa fazer o máximo com essas frutinhas. Uma das opções mais famosas é a compota de jambo, feitas apenas com a fruta, água e açúcar. Basta cortas as peças da fruta, retirar a polpa, cozinhar as cascas com água e, por fim, cozinhar essa água colorida e perfumada com a polpa e o açúcar. Fácil e delicioso, não é?

Você ainda pode apostar no doce de jambo ou no mousse da fruta, o qual também possui receita e ingredientes muito simples, como gelatina em pó sem sabor, leite condensado e creme de leite.

Que tal um bolo de jambo? Sim, você pode introduzir o jambo no lugar de outras frutas que já utiliza para fazer bolos e o resultado é maravilhoso, assim como a coloração que o jambo confere a qualquer receita.

Quer sair da esfera dos doces e manter a dieta? Aposte no suco de jambo! Basta ter algumas unidades da fruta, água gelada e açúcar ou adoçante. Não se esqueça de remover as sementes antes de levar os ingredientes ao liquidificador. Além do sabor e do perfume, a aparência é muito bonita, em especial se você optar pelo jambo vermelho.

Por último, saiba que é igualmente possível fazer um delicioso licor de jambo. Você precisará apenas da fruta, aguardente e água.

Você certamente se interessou pelos benefícios do jambo e por alguma receita. Trata-se de uma das frutas mais gostosas, perfumadas e de uma das colorações mais bonitas, então não hesite em experimentar, e até mesmo cultivar, essa ótima opção.

 

Artigos Relacionados

Benefícios e Propriedades do Jamelão

Benefícios e Propriedades da Siriguela

Benefícios e Propriedades do Mangostão

Benefícios e Propriedades da Mangaba